Este artigo faz parte da revista
Mecatrônica Jovem - Aeroespacial
Caros fazedores e fazedoras, neste artigo mostro como montar o lançador de foguetes de garrafas PET de uma maneira diferente.
Tudo começou quando resolvi criar um foguete de garrafa PET com uma tubeira diferente, o qual você poderá ver como foi feito em outro artigo aqui nesta edição. Porém este foguete precisaria de um lançador mais confiável e seguro, então comecei a pensar num sistema que atendesse as necessidades deste novo foguete. Porém não pensei sozinho, pois tive a ajuda dos participantes do clube durante as lives, mostrando que muitas cabeças pensantes ajudam na produção de inovações.
Materiais necessários
Lançador 1
Arame grosso
canos de PVC de ½ polegada (2mts)
2 curvas de 90 graus de ½ polegada
5 adaptadores T de ½ polegada
2 terminais
1 conjunto de sifão
1 tubo de adesivo plástico para tubos de PVC rígido
4 anéis de borracha de meia polegada
1 tampa plástica de garrafa PET
Lixa
Lançador 2
Arame grosso
canos de PVC de ½ polegada (1mts)
canos de PVC de ¾ polegada (1mts)
2 curvas de 90 graus
2 adaptadores T de ¾ de polegada para ½ polegada
1 adaptador T de ½ polegada
2 adaptadores T de ¾ polegada
2 terminais de ¾ polegada
1 conjunto de sifão
1 tubo de adesivo plástico para tubos de PVC rígido
4 anéis de borracha de meia polegada
1 tampa plástica de garrafa PET
Lixa
Montagem
Na figura 1 temos uma sugestão de montagem, pois é possível modificar a estrutura e até aumentar a proporção deste projeto. Temos dois projetos no Tinkercad, uma utilizando apenas canos de meia polegada e outra mesclando o uso de canos de ½ e ¾ e polegada.
O lançador precisa estar em 45° para aumentar a sua eficiência, por isso é melhor começar a montagem pelo cano disparador, pois a conexão T possui exatamente 90°.
Na figura 2 temos o esquema de como montar. Pegamos um cano de ½ polegada, cortamos dois pedaços de 21 cm e outro de acordo com os tamanhos de foguetes que serão lançados. Lixe as pontas dos canos e cole-os nas conexões T. Note que as conexões debaixo são de tamanhos diferentes, onde conecta um cano de ½ polegada em outros de ¾ de polegadas.
Agora sobre uma mesa lisa vamos conectar as laterais da base, como podemos ver na figura 3, vamos conectar dois canos de ¾ de polegadas ao bico lançador, sempre lixando e limpando as pontas antes de passar o adesivo plástico. Numa das bordas colamos a curva de 90° e na outra um conector T e mais um pedaço de cano de ¾ na outra extremidade. Lembre-se de deixar alinhado tanto a curva como o conector do outro lado do lançador.
Agora vem uma dica importante, precisamos colar as laterais e fechar o quadro que sustentará o lançador, e para isso, pegue o cano e coloque ao lado da montagem e faça um risco onde será preciso cortar (figura 4), isso porque pode acontecer variações de distância na hora de colar as coisas. Repita o mesmo procedimento com a conexão T do outro lado.
Para encher todo o sistema de ar é necessário colocar um pino que você consegue de qualquer pneu de bicicleta, moto ou carro, peça para um borracheiro que eles tem aos montes. Pegue a terminação e faça um buraco do tamanho do pino, passe o mesmo adesivo plástico conforme vemos na figura 5.
Caso a sua bomba de encher pneus não tenha um manômetro, você poderá colocar um na outra terminação, repetindo o processo. Depois é só colar as terminações no quadro.
Vale a pena lembrar que o adesivo plástico leva 1 hora para secar e 12 horas para vedar corretamente o sistema, então espere este tempo para fazer o teste de pressão.
O disparador MJ
Este disparador foi desenvolvido depois de algumas horas de lives, discutindo, analisando e testando. Foram vários testes e modificações até chegar a este, que além de vedar corretamente, possibilita um disparo rápido, como também um encaixe rápido, onde os alunos devem desenvolver também um tipo e gatilho rápido, além do próprio foguete.
Primeiro você precisa pegar o sifão e cortar a peça que rosqueia o tubo flexível e separar a rosca interna que liga o cano com o ralo, conforme a figura 6.
Agora vamos colar o sistema de disparo no cano de meia polegada, coloque os vedantes bem rente ao conector T, até que cheguem na metade da rosca interna, conforme podemos ver na figura 7.
Passe adesivo plástico de modo a colar a rosca interna na base do conector T.
Passe cola do outro lado da rosca interna em contato com o cano de meia polegada.
Agora vamos pegar uma tampa plástica de refrigerante, escolha uma resistente, e lixe a parte interna da tampa para que ela não ofereça resistência na saída da garrafa, faça um furo na parte interna da tampa, respeitando o anel interno de vedação, conforme a figura 8.

Agora vamos colar um anel de vedação na rosca interna e a tampa sobre este anel, na própria rosca e no cano, pois esta parte é que será responsável pela vedação, veja como ficou tudo na figura 9.
Agora precisamos criar com um pedaço de arame rígido o nosso gatilho, na figura 10 temos as dimensões e formato, este formato prende a garrafa no anel do bocal. Assim, a distância entre as duas pontas é de 2,5 cm. Com esta peça em mãos faça os furos no cano e teste colocando o bocal de uma garrafa para testar.
A argola feita no arame é para prender uma corda para o disparo, e você poderá colocar um pouco de lubrificante para ajudar no disparo. O sistema todo é bem leve , por este motivo é bom prender com pesos ou estacas como mostrado na figura 11.

Conclusão
Espero que este lançador seja útil para os lançamentos dos seus foguetes, caso monte este o outro lançador, publique nas redes sociais com a #MecatronicaJovem que teremos a maior de alegria de mostrar em nossas redes.
Abaixo deixo o link do projeto feito no Tinkercad, boa diversão e boa sorte para a sua equipe na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Lançador 1
https://www.tinkercad.com/things/iuoWzbmpsbT-lancador-mj
Lançador 2
https://www.tinkercad.com/things/ly8XTFTTFsg-lancador-mj2