O compressor de ar ou aerizador de aquários é uma bomba de ar que esquenta muito e emite um ruído não muito agradável, quando em funcionamento. Este aparelho permite o resfriamento do compressor, ligando-o por 10 minutos e desligando-o por 2 minutos, o que prolonga sua vida útil. Se você é aquarista, ou pretende ser um dia, não pode deixar de montá-lo.

Nota: Artigo publicado na Revista Saber Eletrônica 225 de 1991.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Um compressor de ar em funcionamento, é o responsável pelo fluxo de oxigênio que é liberado para a água do aquário. Todos aqueles acessórios são controlados por ele. Mas como funciona um compressor ou aerizador?

Trata-se de uma bobina enrolada num núcleo de ferrite que, quando alimentada pela tensão da rede, faz com que dois ou mais contatos de metal vibrem numa certa frequência.

Esta vibração provoca um momento de ida e volta num anel de borracha, fechando e abrindo sua saída, de forma que temos uma corrente de ar, (fig. 1). Essa corrente origina o fluxo de oxigênio que vai, através das mangueiras, movimentar os acessórios do aquário, assim como os filtros. Para manter a água sempre oxigenada, esse compressor de ar funciona durante todo o dia, o que provoca o seu aquecimento e um ruído emitido que chega a incomodar os peixes.

O "Aquatimer" aqui descrito é um circuito que desliga o compressor por aproximadamente 2 minutos e deixa funcionando por outros 10 minutos. Com isso, temos não só a economia de energia, como também o seu prolongamento de uso.

 

 

COMO FUNCIONA

 

O circuito do "Aquatimer" está ilustrado na figura 2.

Para evitar o uso de transformador, preferimos fazer a fonte com um divisor de tensão e um regulador a zener, o que simplificaria o projeto.

O diodo D1 retifica a tensão e o resistor R1 fornece uma queda da tensão de entrada. O capacitor C1 filtra a tensão regulada de 6,2 V pelo diodo zener DZ1. O LED1 indica o funcionamento do intermitente e o resistor R2 limita sua corrente.

CI-1 é um 555 que opera como multivibrador astável de saída assimétrica. Nessa configuração, o capacitor C2 carrega-se somente pelo resistor R3 e pela resistência direta do diodo D2 (que é desprezível).

A descarga é feita pelo resistor R4 e pelas resistências diretas do diodo D3 e do circuito interno 555 que também são desprezíveis.

O tempo calculado no nosso protótipo foi de aproximadamente 2 minutos em nível baixo (desligado) e 10 minutos em nível alto (ligado).

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Mas caso você queira modificar esse tempo, basta alterar os valores dos resistores, utilizando a fórmula:

 

 


 

 

 

Onde:

TH - tempo em nível alto em segundos

TL - tempo em nível baixo em segundos R3 e R4 - Resistores em ohms

O sinal de saída do multivibrador é aplicado ao terminal de gate do triac, que é um tiristor bidirecional. Quando a saída do 555 estiver em nível alto, o triac conduzirá alimentando o compressor. Caso o pino 3 vá para o nível baixo, o triac cortará, desligando a alimentação do compressor de ar.

 

 

MONTAGEM

 

Todo o circuito deve ser montado numa pequena placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 3.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Os resistores R3, R4 e R5 são de 1/4 W, enquanto o resistor R2 deve ser de 1/2 W. O resistor R1 é um de fio com potência de 10 W. O diodo D1 é retificador do tipo 1 N4004, 1N4005 ou equivalente de maior tensão.

 


 

 

Os capacitores C1 e C2 são eletrolíticos para 10 V ou mais enquanto o capacitor C3 é de poliéster. DZ1 é um zener de 6,2 V com potência de 500 mW, enquanto os diodos D2 e D3 são de silício de uso geral, como 1N914, 1N4148.

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST