Este alarme foi projetado para portas e janelas, mas nada impede que ele seja utilizado em carros, portões de entrada de residências ou na proteção de quintais. O sensor deste alarme é um fio ou arame bem fino, que deverá estar bem esticado e próximo ou acoplado em janelas e portas que devem ser protegidas. A colocação do fio deve ser tal que ele arrebente quando a porta ou janela for forçada ou aberta. Quando o fio arrebenta, a entrada em que ele é ligado passará do nível lógico O para o nível 1. Isso fará com que um biestável, formado por portas NAND, troque de estado. Este biestável tem uma de suas saídas ligada à base de um transistor que, com isso entrará em condução, acionando um relê. Este relê alimentará um astável, formado por um CI 555, o qual controla um contador 4017. A frequência deste astável é tal que temos pulsos em intervalos de pouco mais de 1 minuto. Conforme podemos ver, 7 saídas do 4017 estão interligadas e conectadas a um trimpot, que faz o disparo de um SCR. Este SCR controlará a carga, que pode ser uma sirene. O motivo da interligação das saídas é que uma vez disparado o alarme, ele tocará 8 minutos aproximadamente. As outras três saídas permitem obter um intervalo de 3 minutos antes que o alarme toque novamente. A função dos diodos na saída no 4017 é evitar o interacoplamento, enquanto que as chaves têm as seguintes funções:

S1 é um interruptor de pressão que deve ser acionado quando se desejar armar o alarme, pois ele reseta o 4017. Com o pressionamento deste botão, o dono da casa tem tempo de correr até o alarme e desligá-lo. O intervalo obtido entre o pressionamento deste botão e o acionamento do alarme é de aproximadamente 1 minuto.

S2 é também um interruptor de pressão que deve ser pressionado para armar o sistema, mas antes de pressionar S1. Ao apertar este botão ele levará a saída Qo (pino 3) ao nível LO, o que significa que o próximo pulso que deve ser dado ao arrebentar o fio de proteção, disparará o alarme.

S3 é uma chave HH que numa posição permite o funcionamento normal do circuito, e em outra faz a ligação da entrada do biestável à massa, mantendo-o na condição de não disparo.

P1 permite ajustar o ponto de disparo do SCR. Os relês usados são de 12V com corrente de aproximadamente 100 mA.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

NO YOUTUBE

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)