Este circuito oferece ótima regulagem de tensão devido ao uso de um circuito integrado da família 78XX como referência de tensão. O BC548 ao funcionar como amplificador, aumenta o rendimento da etapa de potência. Os diodos na saída do circuito fazem a redução da corrente que passa pelo BD140 e o MJ5004 em caso de curto-circuito. O MJ5004 deve ser montado em um bom dissipador de calor. A etapa seletora de tensão está baseada em um 555 operando como monoestável e com os resistores de 2,7k, 180 k, 5,6 k e o capacitor de 56 nF operando como anti repique para o disparo do 555, feito por um push-button. O pulso gerado pelo 555 é aplicado a um contador de década 4017 configurado para 4 canais, podendo isto ser ampliado para até 10 canais. O resistor e o capacitor ligados ao pino 15 do 4017 ressetam o circuito todas as vezes que ele é ligado.
Cada saída deste contador é ligada a uma chave digital de um 4066. Cada trimpot de 10 k é ajusta- do com uma tensão (ex: 4,5, 6, 9 e 12 V). Uma sugestão é trocar o trimpot ligado ao pino 8 do 4066 por um potenciômetro do mesmo valor. Com isso, teremos uma posição de ajuste linear que pode variar de 1,5 a 15 V. Os LEDs podem ser de cores diferentes para facilitar a identificação das tensões escolhidas. A corrente máxima de saída é de 3 A e o MJ5004 deve ser dotado de um excelente dissipador de calor. Alexandre Coelho
Obs.: Lembramos que a cada toque no push-button a saída passa para a tensão seguinte ajusta- da, mas isso nunca deve ser feito com a carga ligada. Isso, porque, na passagem há a produção de um transiente que poderá afetar esta carga, se ela for sensível. Neste circuito também devem ser tomadas precauções com as possíveis interações da alimentação com o circuito integrado, que podem levar a uma contagem aleatória de pulsos do push-button. O desacoplamento do CI de uma forma mais intensa na alimentação poderá ser necessário para se garantir estabilidade.