Eis um circuito simples de controle PWM de motor DC com uma boa faixa de atuação dada por um potenciômetro. O capacitor C2 deste circuito deve ser escolhido de acordo com as características do motor para que ocorra um controle suave sem vibrações e com uma partida sem problemas. O transistor de efeito de campo de potência Q1 pode ser de qualquer tipo que suporte a corrente do motor controlado. No caso, o controle é de um motor de 12 V, mas a tensão do motor pode variar só ficando limitada pela tensão máxima que o transistor pode controlar. O circuito consiste basicamente num oscilador feito em torno de duas portas de um circuito integrado 4093 com a freqüência controlada pelo potenciômetro R2. Na figura 1 temos o circuito completo gerado no Multisim e com o osciloscópio virtual na sua saída para que a forma de onda do sinal gerado possa ser visualizada.
Figura 1 – Diagrama do controle PWM
Observe que o setor de controle (U1) tem uma alimentação de 5 V. Na verdade, este setor pode ter tensões de trabalho na faixa de 5 a 12 V. Na figura 2 temos a forma de onda visualizada no osciloscópio virtual do Multisim.
Figura 2 – Forma de onda visualizada no osciloscópio do Multisim.
Veja que a amplitude do sinal aplicado ao motor é de 12 V.O ciclo ativo e a frequência podem ser ajustados no potenciômetro.
Abaixo, o leitor encontrará o arquivo para simulação no Multisim, assim como a Netlist que permite exportar para outros programas de simulação. Com o Multisim é possível alterar os valores dos componentes e com isso otimizar o circuito para sua aplicação.
Para baixar o circuito simulado em Multism, clique aqui.