Um capacitor armazena cargas elétricas. Este componente é formado por duas peças metálicas denominadas armaduras que são separadas por um material isolante denominado dielétrico.

Num capacitor eletrolítico, as armaduras são folhas metálicas de alumínio enroladas e entre ela existe um papel embebido numa substância condutora denominada eletrólito.

O eletrólito ataca as folhas de alumínio formando uma finíssima camada isolante que dá as propriedades ao componente, ou seja, determina quanto de carga ele pode armazenar.

Quando ligamos as armaduras de um capacitor a uma pilha ele se carrega.

Se ele for ligado a um LED, como no nosso caso, ele se descarrega lentamente mantendo o LED aceso por um determinado tempo.

Esse tempo será tanto maior quanto maior for o valor do capacitor e menor a corrente exigida pelo LED. Conforme vimos, a corrente exigida pelo LED dependerá do resistor que ligamos em série com ele.

No nosso circuito ligaremos o LED e o resistor diretamente ao capacitor e a descarga será relativamente rápida, pois o resistor tem valor baixo. Na simulação aumentamos o valor do capacitor.

 


 

 

A simulação é dada a seguir:

 

MSB059 - Temporizador Muito Simples - Edu
MSB059 - Temporizador Muito Simples - Edu

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0059.zip)