O circuito apresentado é um pré-amplificador para fontes de sinais de baixa impedância como microfones dinâmicos, captadores telefônicos, captadores para instrumentos musicais, cabeças de gravação, sensores, etc. Ele trabalha com sinais de áudio e impedância de entrada de 2 a 500 Ω. O ganho é excelente, devendo ser utilizados transistores de baixo ruído como o BC549, para melhor desempenho. A alimentação pode ser feita com tensões entre 1,5 e 9 V e a impedância de saída é da ordem de 10 k Ω. Na figura 1 temos o diagrama completo do pré-amplificador.

 

  Figura 1 – Diagrama do pré-amplificador.
Figura 1 – Diagrama do pré-amplificador.

 

Na montagem deve ser tomado cuidado com o layout da placa e com as conexões de sinais para que não ocorra a captação de zumbidos. Recomenda-se a utilização de uma caixa de metal ligada ao negativo da fonte para servir de blindagem. A alimentação por pilha ou bateria é a mais recomendada e no caso de fonte a filtragem deve ser excelente.

Com um sinal de entrada de pouco mais de 5 mV pode-se obter um sinal de quase 3 V de amplitude na saída. Na figura 2 temos a visualização do sinal de entrada e de saída, numa simulação com o osciloscópio virtual do Multisim e o gerador de funções.

 

 

  Figura 2 – Na parte inferior (canal B) o sinal de entrada e na parte superior (canal A) o sinal de saída.
Figura 2 – Na parte inferior (canal B) o sinal de entrada e na parte superior (canal A) o sinal de saída.

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0030.zip)