Gosto muito de ouvir ondas médias e curtas tanto em casa como no automóvel viajando. Porém o problema e recepção e interferência. Gostaria de saber mais como melhorar a recepção

 

A recepção de ondas médias e curtas no carro tem o problema de receber o ruído do motor, o que exige uma boa filtragem com um capacitor em paralelo com a alimentação (1 000 uF é suficiente). Já a antena não deve ser do tipo pequeno de teto, mas preferivelmente as antenas antigas mais longas, pois captam melhor os sinais fracos das estações. Além disso, os rádios de carro digitais não são próprios para este tipo de recepção dada sua falta de seletividade. O melhor mesmo é usar um rádio antigo com sintonia analógica de boa qualidade (não use os chineses!). Para a recepção caseira use uma antena externa de pelo menos 10 metros de comprimento e preferivelmente um receptor analógico antigo, transistorizado ou se puder restaurar um a válvulas, pois no tempo das válvulas a recepção de ondas curtas era muito importante e alguns tipos são de excelente qualidade nesta modalidade de recepção, uma vez restaurados.

Apesar da consulta do leitor ser de 2011, infelizmente as transmissões de ondas curtas quase não são mais usadas, pois têm-se o acesso a muitas rádios pela internet.