Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para o controle de motores de passo de duas fases. O componente da ST Micro que apresentamos neste artigo utiliza uma dessas técnicas totalmente integrada num componente, o circuito integrado L6208. Se o leitor utiliza este tipo de motor em seus projetos, deve analisar as possibilidades de uso do componente que apresentamos.
O circuito integrado L6208 é um controle de motor de passo totalmente integrado desenvolvido para trabalhar com uma ampla variedade de motores.
Dentre os destaques deste componente temos a lógica de decodificação totalmente integrada com possibilidade de gerar três seqüências de passo diferentes, o que permite seu uso em diversas aplicações incluindo a de micropassos.
Além de diversas funções fundamentais como circuito de proteção ele possui ainda um controle PWM de corrente que permite uma considerável redução dos componentes externos.
Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste circuito integrado.
O L6208 pode operar com fontes simples.de 8 a 52 V. Os reguladores internos fornecem os 5 V e 10 V necessários à operação do circuito interno. A corrente máxima rms é 2,8 A e a corrente máxima de pico é 5,6 A.
Um sistema de shutdown, desliga o circuito se a tensão de alimentação cair para menos de 6 V. Mais informações sobre este componente podem ser obtidas em: www.st.com.
Na figura 2 temos uma aplicação típica com o diagrama simplificado de um controlador de corrente PWM para motor de duas fases.