Uma peça importante de aparelhos amplificadores, rádios de carros e toca-fitas é o dissipador de calor, no qual é montado o transistor ou os transistores de saída. A função deste elemento é irradiar o calor gerado no componente, durante o seu funcionamento.

Veja, entretanto, que o transistor normalmente não faz contacto elétrico com o dissipador, pois entre as duas peças existe um isolador de mica ou de plástico, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Pode ocorrer em alguns casos que o isolador se danifique com o uso, ou ainda com uma batida acidental do componente quando ele for montado na parte traseira do aparelho, ou ainda que o parafuso que o prende faça contacto com o chassi. Nestas condições, o aparelho deixará de funcionar e o fusível de proteção vai queimar com frequência.

Para verificar se o isolamento do transistor de potência é perfeito, o teste deve ser feito com o multímetro na escala mais baixa de resistências (x1). A resistência medida deve ser diferente de zero. Se for notada uma resistência nula é sinal que existe o contacto entre as peças, o qual deve imediatamente ser eliminado. O transistor deve ser solto e novamente verificada a resistência entre ele e a carcaça (fig.2).

 


 

 

Se a resistência medida for nula, então é sinal que o problema é componente queimado, podendo ser o próprio transistor em curto. Se a resistência medida for diferente da leitura anterior, então ficará caracterizado que havia contacto entre a carcaça e o componente.

Um novo isolador deve ser providenciado se o existente estiver com problemas, e sua colocação deve ser feita com cuidado.

Lembramos que a pasta branca que deve ser passada no isolador é denominada “pasta térmica” e ajuda na transferência de calor.