Trata-se de uma liga de cobre com estanho com pequenas quantidades de outros metais (fósforo, manganês, alumínio) que determinam o tipo específico de liga. Nas ligas típicas de bronze temos 88% de cobre e 12% de estanho, mas esta proporção pode variar. Também existe o bronze comercial que consiste em 90% de cobre e 10% de zinco. O bronze tem características de anti-fricção e além disso é um excelente condutor de calor. Nos motores de competição as guias e saídas das válvulas são feitas com este material. Na tabela abaixo as principais ligas da família do bronze:
Família | Principal elemento da liga | Números UNS |
Ligas de cobre, metal | zinco (Zn) | C1xxxx–C4xxxx,C66400–C69800 |
Bronzes fosforosos | Estanho (Sn) | C5xxxx |
Bronzes de alumínio | Alumínio (Al) | C60600–C64200 |
Bronzes de silício | Silício (Si) | C64700–C66100 |
Cobre-Níquel, Níquel-Prata | Níquel (Ni) | C7xxxx |