A quantidade de jogos eletrônicos simples que publicamos no passado foi tão grande que até gerou edições específicas, como da série Experiências e Brincadeiras com Eletrônica. Numa época em que os videogames eram caros e o celular não tinha jogos, Projetos desse tipo faziam sucesso. É o caso do que descrevemos.

 


 

 

 

A revista foi a Eletrônica Total 6 de 1988. O artigo descrevia um jogo de reação rápida, ou jogo da velocidade como encontramos em outros artigos que escrevemos.

Nele, havia uma arma que nada mais era do que uma pequena lanterna. Em cada competidor havia um LDR sensor que era ligado ao circuito que ficava numa caixinha entre os dois, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – O jogo
Figura 1 – O jogo | Clique na imagem para ampliar |

 

 

No duelo, cada jogador deveria acertar o feixe de luz de sua lanterna (imitando uma arma) no LDR do oponente. O que acertasse primeiro, disparava o LED inibindo o acionamento do outro. Para ressetar o circuito bastava desligar e ligar por um momento.

Era um circuito muito simples e fácil de montar, o que agradou nossos leitores, mas era também crítico, exigindo que o ambiente tivesse poca iluminação e eventualmente os LEDs instalados em pequenos tubos para captar luz de uma única direção.

É um circuito que até hoje pode ser montado com muita facilidade, pois todos os componentes são comuns. Veja o artigo completo em ART1678 (LINK) e veja também o vídeo.

Outros projetos do mesmo tipo com o nome de O Jogo da Velocidade (ART2753) podem ser encontrados no site.

Acesse o vídeo https://youtu.be/0XgPyzQL8ro