Este procedimento também é válido para medir a sensibilidade de receptores de UHF e VHF usados em telecomunicações, radioamadores, etc.

 

O material necessário:

a) Gerador de sinais que chegue até a frequência do receptor testado

b) Voltímetro de alta impedância para sinais de áudio (multímetro CA)

 

Procedimento:

O circuito para análise da sensibilidade do receptor é mostrado na figura abaixo.

 

 Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM
Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM

 

Para receptores de comunicações dotados de silenciador (squelch) este recurso deve ser desligado.

Na saída do receptor ligamos um resistor de carga (de fio de 10 W) que tenha a impedância aproximada do alto-falante (que deve ser desligado). O voltímetro será ligado na escala que permita ler a tensão desenvolvida no resistor quando o volume está todo aberto.

Para medir a sensibilidade, ajustamos inicialmente o gerador de sinais com o tom modulador de modo que ele seja captado pelo receptor. Reduzimos o sinal e abrimos o ganho do receptor até o máximo.

Vamos então aumentando gradualmente a intensidade do sinal a partir de zero e ao mesmo tempo observamos a agulha do multímetro. Chegará o momento em que a agulha pára de subir, indicando a saturação do circuito.

Neste momento, paramos de aumentar a intensidade do sinal de saída do gerador de RF, e verificamos seu valor nos ajustes. Se isso ocorrer com o botão na posição 7 (de uma escala de 0 a 9) e com o fator de multiplicação de x0,01 mV teremos uma intensidade de sinal de 70 nV, sendo essa a sensibilidade do receptor analisado.