Este artigo é do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos. Os circuitos descritos são configurações indicadas para monitorar a corrente que flui através de uma carga.

   A quantidade de corrente que passa através de um solenoide depende da posição do núcleo. Ao operar com dc ou pulsos, a corrente muda de acordo com a força, e as mudanças podem ser usadas para acionar algum circuito externo. Os circuitos mostrados pela Figura 1 podem ser usados ​​para detecção de corrente em muitas aplicações.

Na Figura 1a, temos senso direto. A saída é de 0,1 V por ampere. Em 1b, temos o mesmo circuito quando o solenoide é acionado por um transistor (bipolar, Darlington ou power CMOS). O valor de Rx pode ser aumentado de acordo com a aplicação, mas lembre-se de que, à medida que o valor se torna mais alto, o mesmo acontece com a queda de tensão no componente e a quantidade de calor que ele gera.

 

Figura 1 Detecção de corrente.
Figura 1 Detecção de corrente. | Clique na imagem para ampliar |

 

   

O circuito mostrado pela Figura 2a usa um amplificador operacional para aumentar a tensão detectada pelo circuito. Em 2b, mostramos como usar um SCR para acionar alguma carga externa quando a corrente em um solenoide se eleva acima de um valor predeterminado.

 

Figura 2 - Detecção de corrente II.
Figura 2 - Detecção de corrente II. | Clique na imagem para ampliar |

 

   

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST