Este circuito foi adaptado do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele pode ser usado como um shield de controle para motores de passo em um projeto de mecatrônica ou robótica ou como um bloco de construção para projetos simples.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

   A blindagem mostrada na Figura 1 é um driver para o controle do motor de passo até 1 A. É apropriado se os transistores forem BD135 / BD17 ou BD139.

 

Figura 1 Circuito de blindagem padrão usando transistores bipolares.
Figura 1 Circuito de blindagem padrão usando transistores bipolares.

 

   A sequência de pulsos para posicionar o motor é aplicada às entradas P1 a P4 para um tradutor apropriado (veja os seguintes blocos). O circuito precisa de 12 mA por entrada para acionar um motor de 500 mA, tornando-o compatível com a lógica TTL ou CMOS.

   Os transistores podem ser substituídos por unidades poderosas. Se transistores de baixo ganho forem usados, você provavelmente precisará de mais corrente na entrada. O próximo bloco, usando transistores Darlington, pode ser importante se forem utilizados motores de passo de alta potência. Os transistores devem ser montados em dissipadores de calor.