Descrevemos a seguir um dispositivo para ser utilizado em gincanas escolares, empresas, grupo de amigos, ou até mesmo em competições esportivas. Trata-se de um detector de precedência, capaz de mostrar com precisão qual equipe ou participante “apertou o botão primeiro”
Histórico
Este dispositivo foi elaborado a partir de um pedido para gincanas escolares. Para esta competição os alunos devem ser divididos em equipes, onde cada uma é representada por uma cor.
A elaboração foi feita a partir de um circuito na matriz de contato, utilizando lógica digital, mas seu funcionamento ficou muito irregular. O professor Newton C. Braga me aconselhou a ler um projeto publicado na revista Eletrônica Total - edição nº 89.
Após isso os componentes foram comprados, aliás, são de facílima aquisição. Montei um protótipo na matriz de contatos e verifiquei que seu funcionamento era preciso, bastando apenas algumas alterações necessárias para o uso. Na figura 1 temos o circuito original publicado na Eletrônica Total de 2003.
A primeira alteração realizada foi o acréscimo de mais um CI 7404, pois o circuito original possui três entradas e precisávamos de pelo menos mais uma, haja visto que a competição rea- lizada no colégio onde leciono previa a participação de quatro equipes. Tal modificação nos possibilitou um dispositivo de até seis entradas, mas o projeto foi implementado com quatro entradas, neste artigo mostramos a possibilidade de implantar as seis entradas. Veja a figura 2.
De princípio foi pensado que era de extrema importância que as chaves utilizadas suportassem as “pancadas”, visto que a atividade provocaria em euforia nos participantes. Em uma loja de material elétrico o atendente fez a indicação de uma chave tipo “cogumelo” que me perguntou para que tipo de dispositivo eram necessárias quatro chaves daquelas. Explique-lhe a intenção, e o mesmo me disse que outras escolas haviam solicitado um dispositivo similar, porém não havia nada desse tipo pronto no mercado. Foi então que foi percebida a importância de publicar este artigo.
Um outro ponto a ser observado é a visualização dos resultados obtidos, tanto por parte das equipes quanto pelo público presente. Foi utilizado um sistema simples de baixo custo, composto por quatro lâmpadas incandescentes de cores diferentes. A lâmpada da referida cor acenderia para a equipe que “apertasse primeiramente o botão”, inibindo as três demais. Para isso foi acrescentado um circuito drive com transistor BD 136 (PNP), pois o circuito habilita a lâmpada quando o catodo do LED recebe o nível zero. Confira na figura 3.
Os LEDs foram mantidos no circuito original, para facilitar a visualização de funcionamento por etapas, ou seja, saber se o detector propriamente dito operava em boas condições. Caso o leitor prefira, os LEDs podem ser trocados por diodo IN4148, para reduzir o custo do projeto.
Montagem
No projeto, cada equipe ou participante pode ocupar uma carteira escolar com uma chave que, interligada por fio, chega a uma central, onde estão o circuito principal e o painel de lâmpadas, conforme ilustramos na figura 4.
Na montagem do protótipo, houve um problema. Ao alongar os fios, possibilitou-se a entrada de ruídos na linha comum de chaves, fazendo com que mais de uma lâmpada acendesse ao mesmo tempo.
Para solucionar o defeito, a filtragem da fonte foi modificada, o que melhorou o funcionamento, mas não resolveu o problema por completo. Então, a solução foi feita com um desacoplamento através de um capacitor na entrada de cada chave. Veja a figura 5.
Uma outra sugestão que damos ao leitor é a utilização de uma fonte chaveada, pois possuem uma excelente filtragem. Neste projeto foi feito o uso de uma fonte de aparelho DVD, porque além de possuir uma saída de +5 V, não é difícil de conseguí-las pois há uma grande quantidade de aparelhos abandonados em assistências técnicas.
O diagrama esquemático do projeto final, já com as lâmpadas, pode ser vista na figura 6, e desenho da sugestão da placa de circuito impresso na figura 7.