Muitos instrumentos musicais utilizam amplificadores externos como, por exemplo, violões, guitarras e outros de cordas. Se bem que existam captadores de diversos tipos à venda, muitos gostariam de montar os seus. Neste artigo descrevemos um com o circuito pré-amplificador.
Os capacitores comuns muitas vezes consistem em microfones piezoelétricos ou dinâmicos que são posicionados junto a caixa de ressonância do instrumento, conforme mostra a figura 1.
Este tipo trabalha, portanto, diretamente com os sons emitidos.
O que propomos neste artigo é um captador diferente que se baseia na relutância de um circuito magnético que varia com a vibração da corda de aço de um instrumento.
Assim, conforme mostra a figura 2, se colocarmos uma bobina com imã no seu interior nas proximidades de cordas que vibram, estas vibrações induzirão na corda um sinal de frequência e forma de onda correspondente.
Com este sistema, não há influência do som ambiente, pois o único sinal que obtemos no circuito para amplificação será o da corda que vibra.
É bem diferente do caso em que usamos microfones, como mostra a figura 3, em que o sinal é tanto o som do instrumento, como o som ambiente.
No nosso caso, como o circuito captador é magnético de baixa impedância precisamos usar um circuito de bom ganho que aceite o sinal deste tipo de fonte.
O circuito usado tem a configuração em base comum mostrada na figura 4, onde temos uma baixa impedância de entrada e uma alta impedância de saída.
Com diversas etapas adicionais de amplificação obtemos então um sinal de intensidade suficiente para ser aplicado ao amplificador de potência.
O circuito que propomos pode ser alimentado por tensões de 6 ou 9 V obtida de pilhas ou bateria.
Montagem
Na figura 5 temos o diagrama completo do amplificador para o captador.
A montagem pode ser feita em placa de circuito própria ou universal com o padrão de matriz de contatos mostrado na figura 6.
Na montagem, observe as posições dos transistores e a polaridade dos capacitores eletrolíticos.
Os resistores são todos de 1/8 W com qualquer tolerância e os capacitores eletrolíticos para 12 V ou mais.
Será conveniente utilizar uma caixa metálica que sirva de blindagem para se evitar a captação de roncos.
Os cabos e jaques devem ser de acordo com o amplificador.
Na figura 7 temos uma sugestão de caixa para montagem.
O captador é construído enrolando-se umas 500 voltas de fio fino numa forma como a mostrada na figura 8.
Esta forma é colada numa base de papelão onde um imã é colado no seu interior, conforme mostra a mesma figura.
A forma deve ser suficientemente baixa para pode ficar sob as cordas do instrumentos sem afetar sua vibração.
Para testar o circuito, posicione o captador sob as cordas de um instrumento e ligue a saída do circuito è entrada de um amplificador.
Observe então se as notas são reproduzidas de forma limpa, sem distorções.
Q1 – BC549 – transistor NPN de uso geral
Q2, Q3 – BC548 – transistores NPN de uso geral
S1 – Interruptor simples
B1 – 6 ou 9 V – 4 pilhas ou bateria
C1 – 4,7 µF – capacitor eletrolítico
C2, C3 -10 µF – capacitores eletrolíticos
C4 – 100 µF – capacitor eletrolítico
R1 – 330 k Ω – resistor – laranja, laranja, amarelo
R2 – 22 k Ω – resistor – vermelho, vermelho, laranja
R3 – 6k8 Ω – resistor – azul, cinza, vermelho
R4 – 47 k Ω – resistor – amarelo, violeta, laranja
R5 – 100 k Ω – resistor – marrom, preto, amarelo
R6 – 4k7 Ω – resistor – amarelo, violeta, vermelho
Diversos:
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.