A Vishay (www.vishay.com) sugere em seu documento 80123 um loop de corrente pata sensores fornecendo uma saída de 4 a 20 mA para tensões de entrada de 1 a 5 V.
Trata-se de sistema usado no interfaceamento de sensores na indústria, com a vantagem de que o uso de um acoplador linear IL300 isola completamente o circuito sensor da linha de dados.
A etapa do sensor consiste em um amplificador com feedback óptico do tipo OP90, excitando o LED através de um transistor PNP de uso geral que pode ser substituído pelo BC558.
O IL300 da Vishay consiste num acoplador óptico linear duplo no sentido de que os sensores possuem fontes de corrente constante em paralelo, de modo a linearizar sua curva de resposta.
O sinal de um dos receptores ópticos é usado para realimentar o circuito amplificador do sensor para excitar o LED de forma linear.
No receptor temos um amplificador operacional de precisão tendo sido escolhido para essa aplicação por poder operar com fonte simples. O tipo LM10 da National se torna ideal para essa aplicação, operando como fonte de corrente para a linha de transmissão de dados analógicos.
A entrada desse amplificador é alimentada pelos sinais do setor K2 do acoplador óptico linear.