Nesta seção, colocamos circuitos escolhidos, obtidos de datasheets de fabricantes, documentação técnica e lançamentos. Os leitores certamente encontrarão aplicações práticas para estes circuitos e se precisarem mais informações, bastará procurar o site do próprio fabricante, baixando então os datasheets completos.

 

Gerenciador de Energia Para USB com o LTC3553

A Linear Technology (www.linear.com) lançou recentemente o circuito integrado LTC3553 que consiste num gerenciador de energia para USB com um carregador Li-Ion, LDO e também um regulador tipo Buck. O novo componente drena uma corrente de standby de apenas 12 uA e tem um diodo interno de apenas 240 m? de resistência de condução, o que garante um mínimo de perdas. O novo dispositivo, cujo esquema de aplicação é mostrado na figura 1, é fornecido em invólucro UTQFN de 20 pinos. O circuito apresentado é indicado para aplicações alimentadas pela USB, carregador Li-Ion pela USB e equipamentos médicos de baixo consumo. O data sheet com outras aplicações pode ser obtido no site da empresa.

 

   Figura 1 - Aplicação típica do LTC3553 no gerenciamento de energia de uma USB.
Figura 1 - Aplicação típica do LTC3553 no gerenciamento de energia de uma USB.

 

Na figura 2 temos um circuito de carregador de bateria Li-Ion microcontrolado utilizando o LTC3553.

 

   Figura 2 - Aplicação num carregador Li-Ion microcontrolado.
Figura 2 - Aplicação num carregador Li-Ion microcontrolado.

 

Driver Para LED de Alto Brilho com Corrente Constante e Controle de Temperatura Utilizando o LM 3424

O circuito apresentado é sugerido pela National Semiconductor (www.national.com) e tem por base o circuito integrado Lm3424 recem lançado por aquela empresa. O circuito é indicado para controlar LEDs de alto-brilho em aplicações internas, externas e automotivas. A principal característica deste circuito é o controle de temperatura, que leva em conta o foldback térmico que ocorre com este tipo de aplicação. Quando a temperatura do LED ultrapassa o limite seguro, a eficiência e a durabilidade destes componentes é reduzida. Quando esta temperatura sobe, o circuito indica reduz a corrente pelo dispositivo, levando-o de volta a uma temperatura de operação segura. O circuito indicado opera com tensões de entrada de 4,5 a 75 V e possui um driver de baixa resistência interna (MOSFET) com capacidade para 2 A. O controle de brilho pode ser feito tanto por PWM como por forma analógica. Para os valores dos componentes deste circuito e também para outras configurações, o leitor pode baixar o datasheet completo em http://www.national.com/ds/LM/LM3424.pdf.

 

Figura 3 - Circuito típico de aplicação do Lm<sup>3</sup>424 num controle de brilho para LEDs - valores de componentes no link indicado no artigo.
Figura 3 - Circuito típico de aplicação do Lm3424 num controle de brilho para LEDs - valores de componentes no link indicado no artigo.

 

 

Driver de MOSFET de Alta Potência Para Uso Automotivo

O circuito apresentado é sugerido pela International Rectifier (www.irf.com) tendo por base o AUIRs2016, componente novo, projetado para aplicações automotivas. O novo componente tem uma Voffset de 150 V e pode fornecer tensões de saída de 4,4 V a 20 V. A faixa de alimentação para o gate driver é de 7 a 20 V. O componente é fornecido em invólucro SOIC de 8 pinos. A frequência de operação máxima é de 500 kHz. O leitor pode encontrar informações completas para projeto no site da IRF.

 

Figura 4 - Driver de MOSFET para uso automotivo da International Rectifier.
Figura 4 - Driver de MOSFET para uso automotivo da International Rectifier.

 

 

Referência de Tensão com o ISL21080

O circuito apresentado na figura 5 faz uso do ISL21080, uma referência de tensão de 300 nA da Intersil (www.intersil.com). O circuito mostrado é para uma saída de 2,5 V com corrente máxima de 50 mA. O transistor 2N905 pode ser substituído por equivalentes de uso geral como o BC557. A tensão de entrada é de 3,0 V. Os componentes desta série, conforme o sufixo, podem ser encontrados em tensões de 0,9 V a 5,0 V.Mais informações sobre o uso do componente utilizado podem ser obtidas no datasheet do componente disponível no site da Intersil.

 

Figura 5 - Referência de tensão de 2,5 V com o ISL21080.
Figura 5 - Referência de tensão de 2,5 V com o ISL21080.

 

 

Duplo Controle de Motor de Passo com Driver Utilizando o DRV8821

A Texas Instruments (www.ti.com) sugere o circuito que mostramos na figura 6, tendo por base seu novo componente, o DRV8821. Este circuito pode controlar dois motores de passo com correntes de até 1,5 A por enrolamento e uma faixa de tensões de 8 a 27 V. Uma referência de 3,3 V está incluída no circuito.As aplicações para este circuito incluem impressoras, scanners e também em robótica ou qualquer aplicação que utilize motores de passo. Valores de componentes e todas as informações sobre o circuito podem ser obtidas no próprio datasheet disponível no site da Texas Instruments.

 

 

  Figura 6 - Controle de motor de passo sugerido pela Texas Instruments.
Figura 6 - Controle de motor de passo sugerido pela Texas Instruments.

 

Conversor Buck com Regulador Linear Utilizando o A4402

O circuito apresentado se caracteriza pelo tempo on constante, sendo sugerido pela Allegro MicroSystems (www.allegromicrocom), com base no seu novo componente, o A4402. O circuito possui um regulador buck com regulador linear de 2% de precisão. A frequência de operação chega aos 2 MHz, o que possibilita a utilização de indutores de baixo valores. O timer para partida soft start é ajustável e a faixa de tensões de alimentação vai de 6 a 50 V. Mais informações podem ser obtidas no datasheet. Aplicações incluem controles industriais, impressoras, redes, etc.

 

Figura 7 - Circuito de aplicação do A4402 da Allegro Microsystems
Figura 7 - Circuito de aplicação do A4402 da Allegro Microsystems

 

 

Circuito da Maxim Digitaliza Sinal Próximo do Sensor

Na figura 8 temos um circuito da Maxim (www.maxim.ic.com) que digitaliza o sinal de um termopar próximo dele, o que é importante para se obter maior precisão de medida. O circuito é alimentado por um cabo de 100 metros minimizando os efeitos da EMI. O circuito integrado pode operar numa faixa de temperaturas de 0 a 128º C e tem uma resolução de 0,125º C.O MAX6674 tem uma resolução de 11 bits e o MAX6674 tem uma resolução de 14 bits. Mais informações podem ser encontradas no site da Maxim.

 

Figura 8 - Circuito que digitaliza os sinais de um sensor próximo dele.
Figura 8 - Circuito que digitaliza os sinais de um sensor próximo dele.