Em artigo anterior (ART1296) descrevemos uma aplicação com o circuito integrado LM3445 da Texas Instruments, com o qual era possível controlar o brilho de LEDs usando um dimmer comum com triac. Pois bem, logo em seguida, ainda em maior de 2012, a Texas Lançou LM3447 para o mesmo tipo de aplicação, contendo algumas melhorias e apresentando algumas diferenças de características. Baseados na SLUU937, documentação da Texas Instruments, que pode ser baixada em www.ti.com, descrevemos de forma resumida o uso deste componente.
O LM3447 consiste num driver de LEDs compatível com dimmers usando triacs, projetado para operar na rede de 110V/120 V AC com uma potência de 10 W. O dispositivo utiliza uma tecnologia denominada "fixed frequency valley switching" permite a descontinuidade da corrente de operação.
O circuito é indicado para lâmpadas de LEDs A19 e R27, com uma taxa de variação de luminosidade de 50:1. Ele contém ainda recursos para detectar circuito aberto e curto-circuito. Na figura 1, uma lâmpada A19 típica de LED, com soquete para substituição direta de lâmpadas incandescentes e eletrônicas.
Para uma lâmpada deste tipo, o LM3447 apresenta as seguintes características de desempenho:
O LM3447 é fornecido em invólucro TSSOP-14, conforme pinagem mostrada na figura 2.
O circuito típico de aplicação para este driver de LEDs é mostrado na figura 3.
Na figura 4 temos um gráfico que mostra a eficiência do circuito.
As características de chaveamento do circuito são mostradas na figura 5.
A lista dos componentes recomendados é dada a seguir: