As aplicações portáteis que utilizam baterias de baixas tensões exigem circuitos especiais para a amplificação de sinais de áudio. A Analog Devices possui na sua linha de produtos o circuito integrado AD8517, capaz de operar com tensões tão baixas como 1,8 V. Veja neste artigo algumas das aplicações desse componente. Nesta revisão de 2012 incluímos a sugestão de que, os leitores interessados em projetos semelhantes aos indicados no texto, procurem a Analog Devices para verificar se existem componentes equivalentes mais recentes.
O circuito integrado AD8517 da Analog Devices (www.analog.com) consiste num amplificador do tipo rail-to-rail, ou seja, em que as oscilações tanto do sinal de entrada como de saída podem variar alcançando o valor da tensão de alimentação, conforme mostra a figura 1.
Esse circuito é ideal para aplicações alimentadas por baterias de baixa tensão, quando, no caso de bateria chumbo-ácido, ela pode baixar a 1,8 V por célula.
Essa característica somada a outras tornam esse circuito integrado ideal para amplificação de sinais de baixa freqüência em equipamentos portáteis.
Assim, o primeiro circuito sugerido pela Analog Devices para o AD8517 é de uma referência de tensão que opera com tensões de entrada de 1,8 V a 5 V e que é mostrada na figura 2.
O consumo desse circuito é extremamente baixo,sendo a referência dada pelo divisor formado pelos resistores de 1 M?.
A segunda aplicação consiste pré-amplificador para microfone que pode ser alimentado com tensões de 1,8 V a 5 V. O circuito desse pré-amplificador é mostrado na figura 3.
O ganho desse amplificador é fixado pela relação entre R3 e R2. O resistor R1 é usado para polarizar um microfone de eletreto.
O capacitor C1 atua como bloqueio de corrente contínua, deixando passar apenas os sinais de áudio.
A terceira aplicação sugerida para este circuito integrado consiste numa interface para acesso direto à linha telefônica. O circuito é mostrado na figura 4.
O circuito opera com apenas 1,8 V interfaceamento sistema com 600 ? de impedância.
Através dele é possível a transmissão de sinais em "full duplex" ficando por conta do transformador o isolamento da linha e o casamento de impedâncias.
Tanto A1 como A2 são configurados de modo a aplicar o maior sinal possível a partir de uma fonte de alimentação única.
O amplificador A3 é configurado como amplificador diferencial por dois motivos: impedir que o sinal transmitido interfira no sinal recebido e extrair o sinal recebido da linha para amplificação por A4.
O ganho de A4 pode ser ajustado da mesma maneira que o de A1 de modo a casar com as características do sinal. No site do autor encontramos diversos artigos de configurações semelhantes com outros componentes.