A ST Microelectronics (www.st.com) descreve em seu Application Note AN257 uma placa de demonstração de um circuito flyback que pode produzir qualquer tensão de saída, com recursos para análise da EMI. A placa foi originalmente projetada para fornecer uma tensão de 18 V com corrente até 1,4 A de saída e opera com tensões de entrada de 85 a 264 VAC. Este artigo foi revisado em 2012, tendo sido feitas poucas alterações no texto e nas informações técnicas. Apenas lembramos que sempre é importante verificar nop site da empresa a eventual existência de configurações equivalentes mais recentes.
Essa placa usa um retificador de saída axial BYW98-200 e emprega apenas um capacitor na saída, conforme pode ser visto pelo diagrama da figura 1.
Na placa também encontramos os componentes que são exigidos para se evitar EMI e que também espaço para se acrescentar novos componentes de teste EMI caso sejam necessários.
A tecnologia VIPer50 contém o que há de mais moderno em circuitos PWM e MOSFETs verticais tudo no mesmo chip de silício. Com isso essa tecnologia é apropriada para uma ampla faixa de tensões de entrada em fontes de alimentação até 25 W (50 W para a faixa mais alta de tensões) no modo descontínuo.
Essa solução tem por vantagem usar poucos componentes externos quando comparada com uma solução discreta e tanto pode ser usada na regulação primária como secundária. Além disso ela tem o modo burst em standby, um pino terno para ajustar a freqüência de operação até 200 kHz e um pino para compensação. Além disso ela possui controle no modo de corrente, um limitador de corrente interno e proteção térmica.
Dentre as principais características dessa placa destacamos:
* Faixa de tensões de entrada: 85 a 246 Vac
* Faixa de freqüências de entrada: 50/60 Hz
* Tensão de saída: 18 V (sec), 21 V (pri)
* Potência de saída descontínua: 25 W
* Pico de potência de saída (34 W)
* Ripple de saída: 0,1 Vpp 918 V, com apenas C10