Em application note a NXP descreve a elaboração de dois circuitos inversores para lâmpadas CFL de 18 W. Estes circuitos são baseados no componente UBA2024 da NXP (www.nxp.com) que consiste num circuito integrado de potência de meia ponte para excitação de cargas de alta tensão.
Com o uso deste circuito integrado a elaboração de projetos de lâmpadas econômicas fica simplificado, pois poucos componentes externos adicionais são necessários. É importante observar que na época da revsão de 2012 a NXP não estava mais no mercado de componente o que significa uma recomendação para não se utilizar seus componentes em novos projetos a não ser que estejam disponíveis apartir de outras fontes. Pesquise antes.
Conforme podemos ver pela figura 1 em que temos um primeiro circuito, sem dobrador, além da ponte de diodos, poucos resistores e capacitores são necessários para uma aplicação completa.
Já com o circuito da figura 2 temos uma pequena alteração que, com dois resistores e dois capacitores possibilita a alimentação do circuito com tensões mais baixas, pois temos um dobrador de tensão.
O primeiro circuito é indicado para as redes de 110 V (a partir de 100 V) e o segundo para 220 V/240 V. O mesmo circuito se aplica a lâmpadas de 3 a 18 W.
Para as aplicações indicadas a seguinte tabela fornece os valores dos componentes que devem ser utilizados.
O circuito integrado UBA2024P da NXP além da potência de potência também inclui o circuito oscilador interno e recursos para alimentação com alta tensão. Também temos o recurso do soft start com a frequência reduzindo a partir de um valor inicial. O circuito integrado BA2024 está disponível em invólucro DIP possibilitando a montagem de unidades extremamente compactas. Mais informações podem ser obtidas no AN10713 da NXP que pode ser baixado em formato PDF da Internet.