Este pisca-pisca alimentado por pilhas pode servir para sua bicicleta como indicador de direção (seta), sinalizador noturno, para tornar mais interessantes brinquedos de crianças alimentados por pilhas ou simplesmente como curiosidade. Se você pretende iniciar-se no hobby da eletrônica, eis aqui uma montagem bastante simples.

Obs. Numa versão moderna (o artigo é de 1980) as lâmpadas podem ser substituídas por LEDs em série com resistores de 330 ou 470 ohms.

 

Os pisca-piscas podem ser feitos segundo diversos princípios de funcionamento, segundo a tensão disponível, a frequência que devam funcionar e a potência das lâmpadas que devam alimentar.

Para o caso de pequenas potências, como o que ilustramos, a configuração ideal é a do multivibrador astável. Com ele podemos alimentar pequenas lâmpadas de 6V x 50 mA ou LEDs, à partir de pilhas comuns, e ajustar a frequência de suas piscadas numa ampla faixa de valores.

Outra vantagem desta configuração é o número reduzido de componentes e o seu baixo custo.

A instalação da unidade numa caixa dependerá da aplicação a ser dada ao aparelho. Se for usado simplesmente com finalidade demonstrativa o leitor pode usar uma caixa plástica do tipo "saboneteira" para alojar todo o aparelho.

Se for usado em sinalização, somente a parte eletrônica será instalada nesta caixa, ficando as lâmpadas à distância conforme sugere a figura 1

 

Figura 1 – aspecto final da montagem
Figura 1 – aspecto final da montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Como sempre fazemos com as montagens destinadas aos principiantes antes de descrevermos a montagem, falamos do seu princípio de funcionamento, de maneira simples, permitindo assim que pouco a pouco também aprendam um pouco de teoria.

 

 

COMO FUNCIONA

Conforme já dissemos na introdução, a base deste circuito é um multivibrador astável. Como este termo técnico que descreve o aparelho não é muito familiar a muitos de nossos leitores, expliquemos melhor do que se trata.

Na figura 2 temos o circuito básico de um multivibrador astável em que existem dois transistores ligados de tal maneira que a saída de um vai por meio de um capacitor à entrada do outro e vice-versa, onde a saída corresponde ao coletor e a entrada ao emissor.

 

Figura 2 – O multivibrador astável
Figura 2 – O multivibrador astável | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Nas saídas dos transistores ligamos também o circuito de carga, ou seja, as lâmpadas que devem ser alimentadas.

Nas bases dos transistores temos resistores de polarização que fazem aparecer nestes eletrodos as tensões que estes componentes precisam para funcionar.

O que caracteriza este circuito é o seguinte: quando ligamos sua alimentação, os transistores funcionam de tal maneira que em cada instante somente um deles pode conduzir a corrente, o que quer dizer que, quando um está “ligado" o outro está “desligado" e estes estados mudam constantemente. (figura 3)

 

Figura 3 – Acionamento das lâmpadas
Figura 3 – Acionamento das lâmpadas | Clique na imagem para ampliar |

 

 

A mudança de situação ocorre numa velocidade que é determinada pelos valores dos resistores de polarização de base e pelos capacitores. Quanto maiores forem os resistores e os capacitores mais lenta é a troca de situação, o que quer dizer que, mais devagar piscam as lâmpadas.

Na montagem prática o leitor poderá experimentar capacitores de 10 uF até 1 000 uF, mas de preferência deve manter os resistores nos valores indicados se bem que os mesmos admitam uma variação de até 100% em seus valores.

Com estes valores de componentes o leitor pode obter desde algumas piscadas por segundo até uma piscada a cada 10 ou 20 segundos.

Como recomendamos lâmpadas para 6V esta deve ser a tensão de alimentação do circuito.

 

MONTAGEM

Os componentes são todos soldados numa ponte de terminais e as suas ligações feitas com fios de capa plástica rígidos ou flexíveis. Para a soldagem use um soldador de pequena potência (máximo de 30 W) e solda de boa qualidade.

Como ferramentas adicionais o leitor deverá usar um alicate de corte lateral que servirá para cortar os terminais muito compridos dos componentes no tamanho ideal, um alicate de ponta que servirá para segurar e dobrar os terminais dos componentes, e chaves de fenda.

Uma ponte de terminais é usada como chassi sendo ela fixada na caixa que alojará o aparelho.

Na figura 4 temos o circuito completo do pisca-pisca.

 

Figura 4 – Circuito do pisca-pisca
Figura 4 – Circuito do pisca-pisca | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 5 temos a sua montagem em ponte de terminais.

 

Figura 5 – Montagem na ponte de terminais
Figura 5 – Montagem na ponte de terminais | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na soldagem e obtenção dos componentes recomendamos os seguintes cuidados.

a) Os transistores podem ser do tipo BC238 ou BC548, devendo ser preferidos estes últimos por admitirem maior potência para as lâmpadas. Na soldagem dos transistores observe bem sua posição já que se houver inversão pode ocorrer a queima do componente e o aparelho não funcionará.

b) As lâmpadas recomendadas para esta montagem são as Philips 7121 D para 6 V x 50 mA, mas outras lâmpadas de 6 V com corrente de no máximo 100 mA podem ser usadas. O leitor pode também experimentar a ligação de LEDs conforme mostra o circuito da figura 6, caso em que deverá observar a polaridade na ligação destes componentes.

 

Figura 6 – Usando LEDs
Figura 6 – Usando LEDs | Clique na imagem para ampliar |

 

 

c) Os capacitores são eletrolíticos para 16V com valor entre 10 uF e 1000 uF. O leitor deve experimentar os valores que façam as lâmpadas piscar na velocidade desejada. Observe a polaridade na ligação deste componente. Quanto maior for o valor do capacitor mais lentas serão as piscadas.

d) Os resistores são de 1/8 W e seu valor pode na realidade ficar na faixa dos 10 k aos 22 k. Não há polaridade para ligação deste componente.

 

PROVA E USO

Terminada a montagem, confira todas as ligações e estando tudo em ordem coloque as pilhas no suporte. Podem ser usadas 4 pilhas pequenas como fonte de alimentação se as lâmpadas forem do tipo 7121 D.

Se o leitor intercalou um interruptor em série com a fonte de alimentação, ao ligá-lo as lâmpadas deverão piscar alternadamente.

Na figura 7 temos um circuito para se usar o pisca-pisca como indicador de direção (seta) para bicicletas ou carros de brinquedo.

 

Figura 7 – Colocação da chave
Figura 7 – Colocação da chave | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

LISTA DE MATERIAL

Q1, Q2- BC548 ou equivalente - transistor

L1, L2 - 7121D - lâmpada Philips

R1, R2 - 15 K ohms x 1/8 W- resistores ( marrom, verde, laranja)

C1, C2 -10 uF à1 000 uF x16 V- ver “texto

B1 - bateria de 6 V (4 pilhas pequenas)

Diversos: ponte de terminais,. suporte para pilhas, caixa, interruptor, fios, solda, etc.

 

 

 

NO YOUTUBE