Artigo foi feito em 2008 com base em documentação técnica do próprio fabricante do circuito integrado utilizado. A National Semiconductor que em 2011 foi adquirida pela Texas Instruments é o fabricante do circuito integrado usado. Dessa forma, a montagem do excelente amplificador descrito está condicionada à obtenção do circuito integrado LM4765. Como se trata de circuito que opera com correntes intensas e sinais de áudio, o montador deve ter experiência com este tipo de montagem.

Este artigo fornece informações básicas para a montagem de um projeto utilizando o integrado LM4765, que contém dois amplificadores de áudio de 25 W, da série Overture. Este circuito integrado é dotado de recursos dos mais modernos dentro da tecnologia analógica. Conforme o leitor verá, a implementação de sistemas de som, caixas amplificadas e sonorização ambiente usando este componente é bastante simples pelo pequeno número de componentes necessários.

O circuito integrado LM4765 da National Semiconductor contém dois amplificadores de potência de áudio com 25 W de potência real cada um, com recursos adicionais como entrada de Mute e standby.

Este componente, apresenta uma THD+N menor do que 01% e cada um dos amplificadores do mesmo circuito integrado pode ser controlado de forma independente através de lógica externa.

O dispositivo possui a proteção patenteada da National SPiKE que contém diversos recursos de proteção integrados dotando-o de uma capacidade de funcionamento seguro mesmo sob condições adversas que, em outros casos causaria a queima do componente. Essas proteções incluem sobretensão, subtensão, sobrecarga da saída, deriva térmica e picos instantâneos de temperatura.

 

O circuito integrado é fornecido em invólucro TO-220 de 15 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

 

 

 

Pinagem do LM4765
Pinagem do LM4765

 

Na figura 2 damos as curvas de resposta desse amplificador, para uma tensão de alimentação simétrica de 28+28 V e uma potência de saída de 25 W em carga de 8 ?.

 

Curva de resposta.
Curva de resposta.

 

Outras características importantes deste amplificador são:

* Quanto pequena de componentes externos

* Faixa de tensões de alimentação: 20 a 66 V

* Possui modo standby

* Potência de saída de 2 x 30 W em 8 ?

* THD+N com 1 kHz a 30 W em 8 ? - 0,009% (tiP)

* THD+N com 2 x 25W em 8 ? com 1 kHz - 0,1% (max)

* Invólucro TO-220 não isolado

 

Na figura 3 temos o diagrama típico de aplicação para uso com fonte simétrica. .

 

Aplicação típica
Aplicação típica

 

A numeração entre parênteses é do segundo canal de áudio constante do mesmo circuito integrado

Aplicações sugeridas:

* TV estéreo

* Sistemas de som comuns e compactos

 

Na figura 4 temos uma configuração em ponte (BTL) para o mesmo circuito, alimentando um sistema único de alto-falantes.

 

Configuração BTL
Configuração BTL

 

Neste circuito temos a multiplicação por 4 da potência obtida. Por exemplo, com dois amplificadores de 25 W em ponte não obtemos simplesmente 50 W, mas 100 W. Isso ocorre, porque neste circuito a tensão na carga dobra e a potência é diretamente proporcional ao quadrado da tensão pela fórmula:

 

P = V2/R

 

Onde:

P = potência (W)

V = tensão (V)

R = resistência (R)

 

No caso, R é a impedância do alto-falante.

Para utilização de uma fonte de alimentação simples, temos o circuito mostrado na figura 5. O transistor usado nesta aplicação pode ser substituído pelo equivalente BC547.

 

Fonte de alimentação
Fonte de alimentação

 

Mais informações, o leitor poderá baixar no site da National. O data sheet completo com os circuitos de aplicação e diversas informações adicionais podem ser obtidos no formato PDF.

 

* Amplificadores Transistorizados de 0,15 a 50 W (MEM025)