Descrevemos um sistema que avisa quando o pára-choque do carro se aproxima da parede evitando que ele bata. O sistema tem um consumo extremamente baixo na condição de espera e usa um sensor muito simples. Diversos sensores podem ser ligados em paralelo para uma garagem com muitas vagas.

Um problema para quem tem garagens curtas ou pontos de estacionamento apertados é evitar que o carro encoste na parede, o que pode causar arranhões do pára-choque ou mesmo sua quebra, já que a maioria deles é de plástico.

Uma maneira de se evitar que isso aconteça é instalar um sensor que acione um sistema de aviso quando o veículo chega a alguns centímetros da parede. É justamente isso que descrevemos neste artigo.

O sensor proposto usa um micro-switch com uma pequena haste que é acionada quando o veículo encosta, conforme mostra a figura 1.

 

Montagem do alerta.
Montagem do alerta.

 

Com o acionamento do micro-switch uma lâmpada vermelha de alerta é acesa e, se o leitor quiser, uma pequena cigarra toca. A escolha do modo de aviso depende do leitor.

Simples de montar e instalar, ele pode ficar permanentemente ligado já que, quando a chave está aberta (condição de espera) o consumo é extremamente baixo.

 

Como Funciona

A base do projeto é um Diodo Controlado de Silício ou SCR que está em série com o elemento de aviso (lâmpada ou campainha).

Quando o sensor fecha seus contactos, uma pequena corrente circula pela comporta do SCR causando seu disparo. Uma vez disparado, o SCR alimenta a carga que é o sistema de aviso.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do Alerta de Estacionamento.

 

Diagrama elétrico do alerta.
Diagrama elétrico do alerta.

 

Como são usados poucos componentes e a montagem é muito simples, uma ponte de terminais pode ser empregada como chassi. Na figura 3 temos a disposição dos componentes nessa ponte.

 

Montagem do alerta numa ponte de terminais.
Montagem do alerta numa ponte de terminais.

 

Para lâmpadas até 40 W o SCR não precisa de dissipador de calor. O SCR tem sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.

A lâmpada deve ser do tipo incandescente comum, preferivelmente vermelha. Não use lâmpadas eletrônicas ou fluorescentes.

Como sensor podemos usar um micro-switch com haste, a qual pode ser prolongada por qualquer tipo de material flexível, conforme mostra a figura 4.

 

Aumentando a alavanca do micro-switch
Aumentando a alavanca do micro-switch

 

O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica e a lâmpada ficará presa na parede em local que o motorista possa ver diretamente ou pelo retrovisor.

O fusível é importante para proteger a instalação e o próprio aparelho em caso de um curto-circuito acidental.

Todas as ligações devem ficar isoladas para não haver perigos de choques acidentais.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta ligá-lo à rede de energia e acionar S1. A lâmpada deve acender e a cigarra tocar.

Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação definitiva do aparelho.

Não deixe nenhuma parte do circuito exposta já que ele é alimentado diretamente pela rede de energia.

Diversos sensores podem ser ligados em paralelo, para um estacionamento com muitas vagas. É claro que, neste caso, um carro deve estacionar de cada vez, para que possamos saber qual está acionando o circuito na aproximação.

Para usar vá avançando com o carro até que a lâmpada acenda. Quando isso ocorre, volte ligeiramente de modo que ela apague. O carro estará à distância segura da parede.

 

SCR - TIC106B (D) - diodo controlado de silício

D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício

X1 - lâmpada comum (vermelha) de 5 a 60 W

X2 - Cigarra de 110 ou 220 V (opcional)

R1 - 47 k ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, laranja

R2 - 10 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja

S1 - Micro-switch - ver texto

F1 - 2 A - fusível

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, cabo de força, soquete para a lâmpada, suporte para o fusível, fios, solda, etc.