Descrevemos um sistema que avisa quando o pára-choque do carro se aproxima da parede evitando que ele bata. O sistema tem um consumo extremamente baixo na condição de espera e usa um sensor muito simples. Diversos sensores podem ser ligados em paralelo para uma garagem com muitas vagas.
Um problema para quem tem garagens curtas ou pontos de estacionamento apertados é evitar que o carro encoste na parede, o que pode causar arranhões do pára-choque ou mesmo sua quebra, já que a maioria deles é de plástico.
Uma maneira de se evitar que isso aconteça é instalar um sensor que acione um sistema de aviso quando o veículo chega a alguns centímetros da parede. É justamente isso que descrevemos neste artigo.
O sensor proposto usa um micro-switch com uma pequena haste que é acionada quando o veículo encosta, conforme mostra a figura 1.
Com o acionamento do micro-switch uma lâmpada vermelha de alerta é acesa e, se o leitor quiser, uma pequena cigarra toca. A escolha do modo de aviso depende do leitor.
Simples de montar e instalar, ele pode ficar permanentemente ligado já que, quando a chave está aberta (condição de espera) o consumo é extremamente baixo.
Como Funciona
A base do projeto é um Diodo Controlado de Silício ou SCR que está em série com o elemento de aviso (lâmpada ou campainha).
Quando o sensor fecha seus contactos, uma pequena corrente circula pela comporta do SCR causando seu disparo. Uma vez disparado, o SCR alimenta a carga que é o sistema de aviso.
Montagem
Na figura 2 temos o diagrama completo do Alerta de Estacionamento.
Como são usados poucos componentes e a montagem é muito simples, uma ponte de terminais pode ser empregada como chassi. Na figura 3 temos a disposição dos componentes nessa ponte.
Para lâmpadas até 40 W o SCR não precisa de dissipador de calor. O SCR tem sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.
A lâmpada deve ser do tipo incandescente comum, preferivelmente vermelha. Não use lâmpadas eletrônicas ou fluorescentes.
Como sensor podemos usar um micro-switch com haste, a qual pode ser prolongada por qualquer tipo de material flexível, conforme mostra a figura 4.
O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica e a lâmpada ficará presa na parede em local que o motorista possa ver diretamente ou pelo retrovisor.
O fusível é importante para proteger a instalação e o próprio aparelho em caso de um curto-circuito acidental.
Todas as ligações devem ficar isoladas para não haver perigos de choques acidentais.
Prova e Uso
Para provar o aparelho basta ligá-lo à rede de energia e acionar S1. A lâmpada deve acender e a cigarra tocar.
Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação definitiva do aparelho.
Não deixe nenhuma parte do circuito exposta já que ele é alimentado diretamente pela rede de energia.
Diversos sensores podem ser ligados em paralelo, para um estacionamento com muitas vagas. É claro que, neste caso, um carro deve estacionar de cada vez, para que possamos saber qual está acionando o circuito na aproximação.
Para usar vá avançando com o carro até que a lâmpada acenda. Quando isso ocorre, volte ligeiramente de modo que ela apague. O carro estará à distância segura da parede.
SCR - TIC106B (D) - diodo controlado de silício
D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício
X1 - lâmpada comum (vermelha) de 5 a 60 W
X2 - Cigarra de 110 ou 220 V (opcional)
R1 - 47 k ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, laranja
R2 - 10 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja
S1 - Micro-switch - ver texto
F1 - 2 A - fusível
Diversos:
Ponte de terminais, caixa para montagem, cabo de força, soquete para a lâmpada, suporte para o fusível, fios, solda, etc.