Descrevemos a montagem de um alarme automotivo temporizado bastante eficiente que, apesar de ter sido montado pelo autor há um bom tempo, usa componentes ainda disponíveis e de fácil obtenção.

 

   Esse circuito de alarme é ativado por um código ao sair do ambiente e desativado por outro ao entrar. Pode ser instalado no carro ou residência.

Na figura 1 temos o diagrama completo do alarme.

 

Figura 1 – Diagrama do alarme
Figura 1 – Diagrama do alarme | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Como funciona:

 

A base do projeto é o SCR1 TIC 106 onde temos em sua comporta (gate) os sensores ligados em série. 

   Estando a chave CH1 aberta e Q1 em estado de corte, se algum dos sensores for aberto o SCR1 dispara saturando Q2 que carrega C5 através de R8 até o ponto de disparo do SCR2 (aproximadamente 12 segundos). Este por sua vez satura Q3 alimentando o oscilador astável CI2 que controla Q4 acionando o relé de modo intermitente. 

   No terminal normalmente aberto do relé será ligado um dispositivo sonoro, enquanto o contato normalmente fechado pode ser utilizado para um sistema de bloqueio de ignição.

   Ao ser pressionado S9 a saída do oscilador monoestável formado por CI1 vai ao nível alto saturando Q1 por um determinado tempo calculado para que possamos abrir CH1 sair e fechar a porta (aproximadamente 10 segundos). Passado esse tempo o alarme estará ativado e ao entrar será necessário fechar CH1 e digitar em sequência os interruptores do tipo normalmente aberto S8 que carrega C7, S7 que carrega C6  e  S3 que se descarrega entre os terminais de anodo e catodo do SCR1 que reseta e corta a alimentação do circuito formado por  Q2 e SCR2 evitando seu disparo ou fazendo o reset. 

 

 

Prova e uso:

 

   Todo o conjunto deve estar instalado no interior do local onde se deseja proteger (carro ou residência) deixando acessível e visível somente CH1 e o teclado.

   Ao ligar a alimentação pela primeira vez independentemente da posição de CH1 e da situação dos sensores das portas o SCR1 irá disparar por conta do transiente, observe que o led verde irá acender e o alarme irá disparar dentro de aproximadamente 12 segundos.

   Feche a chave CH1 e pressione sequencialmente S8, S7 e S3 o led verde deverá apagar e o alarme estará pronto para o uso.

   Para ativar o alarme pressione S9, abra CH1, saia e feche a porta ( esse procedimento deve ser feito em menos de 10segundos).

   Ao retornar abra a porta, o led verde irá acender, então feche CH1 e pressione sequencialmente S8, S7 e S3 para desativar.  Esse procedimento deve ser feito em menos de 12 segundos se desejar desativar antes que o alarme dispare.

 

 

Nota: 

 

   Após desenvolvimento e ensaios na bancada, passei o circuito para uma placa de circuito impresso definitiva e instalei em um carro que era de meu uso diário. (figura 2)

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

   

A placa de circuito impresso foi instalada no interior do painel e conectada através de um chicote aos sensores, chaves, buzina e bloqueio de ignição. 

   O circuito apresentou funcionamento perfeito, sem falhas, sob todas as condições adversas de temperatura que ocorre dentro de um veículo.

   O conjunto de chaves do tipo normalmente aberto utilizado para o teclado e os respectivos capacitores C7 e C6 para desativar o alarme podem ser substituídos por uma ampola reed switch para acionamento através de um pequeno imã ou mesmo um único interruptor de pressão do tipo normalmente aberto ligado diretamente em paralelo com os terminais anodo e catodo do SCR1, desde que fiquem escondidos em local estratégico. 

   Os sensores das portas podem ser feitos com ampola reed switch ou interruptores de pressão. 

   Segue a foto do protótipo que ficou instalado e funcionando em meu veículo por mais de três anos. Retirei para guardar quando troquei o carro). Pode ainda ser útil para muitos dos leitores.  

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

   Observe na foto da placa de circuito impresso no lado dos componentes a linha pontilhada identificada como J1 é um jumper que conecta a furacão junto ao pino 1 do circuito integrado 555 (CI2) até a furacão junto ao terminal do capacitor de 10nf(C4).

   A alimentação de 12 Vcc pode vir de algum ponto da caixa de fusíveis do carro ou de uma bateria de 12 volts protegida com fusível e sistema de carregamento para o caso de uso residencial.

 

Lista de material:

02 - Circuito integrado NE 555

02- SCR TIC 106 (qualquer sufixo)

02- Transistor BC 548 

02- Transistor BC 558

01- Diodo 1N4148

01- LED verde 

08- Resistores 1 k × 1/8W

02- Resistores 10 k ×1/8W

01- Resistor     39 k × 1/8W

02- Resistores  100 k × 1/8W

01- Trimpot de 47 k 

02- Capacitores eletrônicos 100uF × 16V

01- Capacitor 1000uF × 16V

01- Capacitor eletrolítico 220uF × 16V

02- Capacitores poliéster 10nf

01- Capacitor cerâmico 100nf

02 - Capacitores poliéster 470nf 

01- Chave liga/ desliga 

01- Relé 12V × 10 A

Diversos:

Placa de circuito impresso 

Solda

Fios 

Interruptores ou ampola reed switch para os sensores das portas. 

01- Interruptores de pressão do tipo normalmente aberto para o teclado ou ampola reed switch para ligar em paralelo ao SCR1 se desejar fazer o reset utilizando um pequeno imã. 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST