Este artigo é antigo, mas pode ainda ser montado com facilidade pelos componentes que utiliza. Além disso é muito simples e seu custo é muito baixo, sendo indicado para i9niciantes, estudantes de cursos técnicos e de iniciação tecnológica. O circuito é intercalado entre o captador de um violão ou guitarra e a entrada do amplificador, produzindo um efeito modulado. Trata-se portanto de um simples pedal de efeitos. O circuito é alimentado por bateria de 9 V que, pelo baixo consumo terá excelente durabilidade. O projeto foi publicado numa seção denominada Mini Projetos numa revista de 1996. As variações de som produzidas pelo circuito ajudarão a dar um novo colorido ao seu conjunto musical.
Conectando-se o captador de violão ou guitarra a um amplificador de boa potência já se pode ter um som de boa intensidade. Entretanto, se o amplificador for simples, não teremos nada de novo, pois a reprodução será apenas do som original.
No entanto, o leitor que possui um amplificador simples e um instrumento pode ter sons diferentes se agregar o aparelho que descrevemos neste artigo.
O circuito de efeitos que descrevemos também pode ser intercalados entre microfones comuns e amplificadores, gravadores e transmissores para obtenção de efeitos especiais.
COMO FUNCIONA
Basicamente um circuito de trêmulo nada mais é do que um oscilador de muito baixa frequência (4 a 16 Hz) e que, sendo conectado entre o captador do instrumento e o amplificador, faz variar no mesmo ritmo que suas oscilações, a amplitude ou intensidade do som produzido. Em suma, para uma determinada nota, em lugar dela soar de modo constante, sofre "altos e baixos" produzindo um efeito especial semelhante a um UAU-UAU, daí o nome deste efeito também ser conhecido como WOW-WOW, WA-WA ou ainda UAU-UAU. Na figura 1 mostramos o som original e a forma final que obtemos com o aparelho.

O circuito é formado por dois setores: um oscilador e o pré-amplificador que é modulado em amplitude pelo sinal do oscilador.
É importante não confundir o efeito de trêmulo com o efeito de vibrato, em que temos variações do sinal amplificado em frequência e não em amplitude.
O oscilador tem por base os transistores Q2 e Q3 que formam um amplificador com uma rede de rotação de fase formada pelos capacitores C5, C6 e C7 que, em conjunto com os resistores R12, R13 e R15 e o potenciômetro R12 determinam a frequência de oscilação do circuito.
O sinal de oscilador é aplicado diretamente na base de Q1 de forma controlada pelo potenciômetro R9. Este potenciômetro controla então a profundidade da modulação obtida.
O ganho da etapa amplificadora é determinado pelos resistores de polarização de Q1.
Veja que este circuito tem uma alta impedância de entrada. Se o captador ou microfone usado for de baixa impedância deve ser usado um casador de impedâncias ou pré-amplificador.
Na figura 2 temos um circuito simples de casador de impedâncias que pode ser usado com este efeito, se o leitor notar que ele não funciona com seu captador pelos motivos indicados.

A alimentação do circuito pode ser feita com 4 pilhas pequenas e seu consumo é bastante baixo.
Uma chave de 2 pólos x 2 posições é incluída no projeto para se retirar o circuito de efeitos quando não quisermos sua operação, fazendo com que o sinal passe diretamente do captador para o amplificador.
MONTAGEM
O diagrama completo do aparelho é mostrado na figura 3.

A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

É importante que a caixa usada para o aparelho seja de metal e ligada ao negativo da alimentação para servir de blindagem. Como o circuito trabalha com sinais fracos esse procedimento é importante para se evitar a captação de zumbidos.
Os resistores são todos de 1/8 W ou maiores, os capacitores têm os tipos preferenciais indicados na relação de materiais e para entradas e saídas de sinais devem ser usados jaques apropriados, conforme os instrumentos e os cabos disponíveis para interligação ao amplificador ou outro equipamento.
Os transistores admitem equivalentes como os BC547 e BC549.
Se o leitor quiser usar um pedal para acionar o efeito com facilidade apenas em determinados instantes, ele consiste num simples interruptor ligado entre os pontos X e Y do diagrama.
Outra possibilidade consiste em manter o circuito acionado e controlar por meio de um pedal a profundidade da modulação. Neste caso, o potenciômetro de modulação será acoplado a um sistema mecânico que possa ser acionado com o pé.
PROVA E USO
Conforme explicamos o circuito de efeito deve ser intercalado entre o captador, microfone ou outra fonte de sinal e o amplificador.
Se notar baixo volume, é porque será preciso casar a impedância da fonte de sinal que pode ser de baixa impedância.
Ligue o amplificador e ajuste os controles do circuito de efeito para obter uma variação da intensidade do som que está sendo reproduzido.
As oscilações do circuito podem ser conferida com a simples conexão de um multímetro ao coletor de Q2. A oscilação da agulha do instrumento mostra que o oscilador está funcionando.
Semicondutores:
Q1, Q2, Q3 - BC548 ou equivalente - transistores NPN de uso geral
Resistores: (1/8W, 5%)
R1, R2, R4 - 47 k ? - amarelo, violeta, laranja
R3 - 1,5 M ? - marrom, verde, verde
R5 - 390 ? - laranja, branco, marrom
R6 - 150 ? - marrom, verde, marrom
R7 - 5,6 k ? - verde, azul, vermelho
R8 - 56 k ? - verde, azul, laranja
R9 - 1 k ? - potenciômetro
R10 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho
R11 - 10 k ? - marrom, preto, laranja
R12 - 47 k ? - potenciômetro
R13 - 2,2 k ? - vermelho, vermelho, vermelho
R14, R15 - 22 k ? - vermelho, vermelho, laranja
R16 - 4,7 k ? - amarelo, violeta, vermelho
Capacitores:
C1, C4 - 2,2 µF/12 V - eletrolítico
C2, C8 - 47 µF/12 V - eletrolítico
C3 - 22 nF - cerâmico ou poliéster
C5, C6, C7 - 4,7 µF/12 V - eletrolítico
Diversos:
S1 - Interruptor simples
S2 - Chave de 2 pólos x 2 posições
B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, botões para os potenciômetros, jaques de entrada e saída, fios, solda, etc.