Uma boa gama de aplicações atuais utiliza controle de volume digital. Não só equipamentos de áudio, mas também porteiros eletrônicos, intercomunicadores, sistemas de som ambiente, etc. Uma vantagem deste tipo de circuito está na possibilidade de se colocar o controle longe dos circuitos amplificadores sem a necessidade de se utilizar cabos blindados. Neste artigo, baseado no AN49.0, Application Note da Intersil (www.intersil.com), descrevemos este tipo de aplicação com base no circuito integrado X9314, um potenciômetro digital logarítmico.

O circuito apresentado utiliza dois push-buttons para fazer a função aumenta/diminui (up/down) do controle de volume, sem a necessidade de se utilizar fios blindados para a conexão desses botões de controle. Com isso, o controle pode ficar longe do circuito, o que é uma característica importante para muitos projetos.

Na figura 1 temos então o circuito que controle o volume de um amplificador de áudio de baixa potência bastante conhecido, o LM386, com alimentação de 5 V. Evidentemente, esta configuração vale para outros amplificadores de áudio analógicos.

O 74HC132 consiste em quatro disparadores de Schmitt que, com alguns componentes adicionais formam o circuito anti-repique e de clock que gera os pulsos de duração constante necessários ao interfaceamento com o potenciômetro digital. Quando os botões são pressionados o astável formado pelas portas gera pulsos intervaldamente que aplicados na entrada apropriada do potenciômetro digital faz com que ele atue num sentido ou outro, aumentando ou diminuindo o volume.

A taxa de aumento ou diminuição do volume é determinada pelo resistor R1 que pode ter valores na faixa de 5 k ohms a 1 M ohms, conforme a aplicação. R2 e C2 retardam a ação do X9314 de modo a garantir que o pulso de incremento/decremento foi aceito pelo circuito.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O LM386, nesta configuração, produz uma potência de saída de áudio de 250 mW com uma alimentação de 5 V. Neste circuito, o alto-falante usado é de 4 ohms. Com impedância maior, a potência de saída será menor.

 

Na figura 2 temos um circuito equivalente utilizando um circuito integrado LM380, mas neste caso com alimentação de 12 V, proporcionando assim uma saída que chega a 1 W.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Conclusão

Este circuito mostra o modo de se utilizar o potenciômetro digital X9314 em uma aplicação simples de áudio. No entanto, não é apenas neste tipo de aplicação em que o circuito integrado X9314 pode ser usado. Uma possibilidade interessante consiste em se fazer seu uso em controles de tom e em mixagem de sinais de áudio. Lembramos apenas que o cabo de sinal de áudio ainda deve ter os mesmos cuidados na implementação do que em qualquer amplificador comum. Devem ser curtos e blindados.