Captar um amplo espectro de ruídos eletromagnéticos ambientes para aplicação em instrumentos de medida ou simples avaliação por escuta. O circuito completo é dado na figura 1.
Utilidades
• Determinação do nível de ruído numa fábrica ou em outro local em que operam máquinas e dispositivos eletrônicos ruidosos.
• Avaliação do nível de interferência em locais que devam ser instalados equipamentos sensíveis ou mesmo equipamentos de uso domésticos sujeitos à interferências.
• Determinação da intensidade do ruído produzido por uma máquina industrial ou um circuito.
• Levantamento do espectro de ruído de um local ou produzido por uma máquina com a ajuda do analisador de espectro.
Detalhes Construtivos
O circuito consiste num receptor de rádio aperiódico, ou seja, sem sintonia, capaz de cobrir uma faixa de frequência que vai de algumas dezenas de quilohertz até mais de 5 Megahertz.
Podemos ligá-lo diretamente a um amplificador de áudio para ouvir esses sinais, ligá-lo a um instrumento indicador sensível (voltímetro CA) ou à entrada de um analisador de espectro.
A placa de circuito impresso é mostrada na figura 2. O choque de RF é formado por 400 voltas de fio esmaltado fino (30 ou 32 AWG) num bastão de ferrite de 0,5 a 1 cm de diâmetro e até 10 cm de comprimento.
O consumo do circuito é muito baixo, e para maior sensibilidade deve ser usado um diodo de germânio. A antena, que é opcional, é do tipo telescópico com até 1 m de comprimento.
Semicondutores:
Q1 - BF494 ou equivalente - transistor de RF
D1 - 1N34 ou equivalente - qualquer diodo de germânio
Resistores: (1/8 W,5%)
R1 - 470 k ohms
R2 - 10 k ohms
Capacitores:
C1 - 22 nF - cerâmico
C2 - 47 nF - cerâmico
Diversos:
B1 - 3V - 2 pilhas pequenas
XRF1 - Ver texto
A - antena telescópica
Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, cabo de saída, placa de circuito impresso, fios, solda.