Descrevemos o projeto de um Divisor Programável de Frequência Digital (CMOS), que pode fazer a divisão por valores inteiros continuamente na faixa de l a 9999, com a possibilidade de expansão pela simples repetição dos módulos. Aplicações em laboratório, em indústria e recreativas serão sugeridas no decorrer do artigo.
Este divisor programável de frequência utiliza circuitos integrados digitais CMOS e pode fazer divisões por qualquer valor inteiro entre 1 e 9999.
São usadas chaves digitais programáveis que permitem a seleção dos valores da divisão com facilidade, o que leva a inúmeras possibilidades de aplicações práticas.
Dentre estas aplicações sugerimos as seguintes:
Contagem programada de objetos numa linha de montagem automatizada, com a parada, acionamento de alarmes quando o valor desejado é atingido.
A ligação de um oscilador de 1MHz (como mostra a figura 1) na entrada permite fazer um gerador programada de frequências, que produzirá sinais na faixa que vai de 1MHz/9999 até 1MHz/1, o que significa algo como 100 Hz até 1 MHz.
Excitando com um sinal de baixa frequência (1 Hz ou 60 Hz) podemos fazer um timer de precisão, conforme sugestão da figura 2.
Este timer pode gerar pulsos em intervalos de 9999/1 no caso de um padrão de 1Hz ou 9999/60 -166 segundos, no caso de um padrão de 60 Hz.
Outras aplicações podem ser facilmente imaginadas pelos leitores.
Como funciona
A base do circuito é o integrado 4518 um “Dual Synchronous Divide by-10 Counter“ ou traduzindo, um divisor duplo síncrono por 10, do tipo CMOS, cujo aspecto e o circuito interno são mostrados na figura 3.
Conforme podemos perceber este integrado contém dois divisores por 10 que podem ser programados para dividirem a frequência por valores entre 1 e 9.
A programação é feita pelas próprias saídas que seguem a codificação BCD, através de uma chave.
Usando dois integrados deste tipo em cascata podemos fazer a divisão por 9999, já que cada um contém dois divisores que nos fornecem dois dígitos (99) na divisão máxima.
Com o acréscimo de um terceiro integrado podemos ter mais dois dígitos, o que nos leva a divisão por valores até 999999.
Os integrados CMOS usados neste circuito divisor podem trabalhar com frequências até 6 MHz (com alimentação de 10 V) ou 2,5 MHz (com alimentação de 5 V).
Na operação com frequências elevadas recomenda-se que o pino 16 do integrado (alimentação) fique o mais próximo possível do capacitor de filtro da fonte, e que seja desacoplado com a ligação de capacitores de 100 nF (104) cerâmicos.
Estes capacitores serão ligados junto aos próprios pinos 16 dos integrados.
Observe que a programação é feita com uma chave de 10 posições BCD que possui 5 terminais comuns mais as saídas codificadas conforme mostra a figura 4.
A tensão de alimentação do circuito pode variar entre 5 e 15 V.
Montagem
O diagrama completo do divisor é mostrado na figura 5.
Na figura 6 temos a nossa sugestão de placa de circuito impresso.
Além dos cuidados normais com o trato dos componentes, observação de polaridades, recomendamos que:
- A fonte usada seja estabilizada o As conexões das chaves programadoras devem ser feitas com fios curtos.
- O montador deve estar atento para a identificação dos fios de ligação das chaves para que a codificação seja seguida na divisão.
- Os sinais de excitação devem ser compatíveis com as características dos integrados digitais CMOS.
Prova
A prova pode ser feita com ajuda de um osciloscópio e um gerador de funções, conforme ligação mostrada na figura 7.
Escolhendo valores inteiros de frequência para o gerador e para o divisor podemos ter um controle mais fácil do funcionamento.
A frequência produzida no gerador e dividida pode então ser visualizada no osciloscópio.
CI-1, CI-2 4518 - circuito integrado (duplo divisor de frequência CMOS)
CI-3 - 4013- circuito integrado (flip-flop CMOS)
D1 a D16 - 1N4148 ou 1N914 - diodo de uso geral
CH1 a CH4 - chaves programáveis BCD (Patola)
R1, R2 – 10 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, laranja)
R3 - 4k7 x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, vermelho)
C1 – 100 nF (104) - capacitor cerâmico
C2 - 56 pF - capacitor cerâmico
Diversos: placa de circuito impresso: fitas de fios, fios, soquetes para os integrados (2 DIL de 16 pinos e 1 DIL de 14 pinos), solda, fonte de alimentação etc.