O pequeno nível dos sinais fornecidos pelos 'transdutores de guitarras e violões nem sempre consegue excitar convenientemente um amplificador. Por este motivo, não se obtém o máximo volume e isso não é conveniente para o leitor que deseja ter o som pesado que caracteriza os modernos conjuntos musicais.

A solução para o problema está na utilização de um pré-amplificador entre o violão ou guitarra e o amplificador.

O pré-amplificador aumenta a intensidade do sinal permitindo que ele excite convenientemente o amplificador e assim tenhamos o máximo de volume.

O circuito que apresentamos usa um único integrado e tem ganho que chega a 20 dB podendo operar tanto com captadores de baixa como de alta impedância. Sua alimentação a bateria, com um consumo muito baixo de energia permite que ele seja levado em qualquer parte, e instalado a qualquer momento em qualquer amplificador.

 

CARACTERÍSTICAS

  • Tensão de alimentação: 9 V
  • Ganho: até 20 dB
  • Corrente consumida: 2 mA (aprox.)
  • Nível de sinal de saída: até 4,5 V rms

 

A base do circuito é um amplificador operacional com transistores de efeito de campo de entrada do tipo 3140. Este integrado se caracteriza pelo excelente ganho e impedância muito alta de entrada.

O ganho do circuito é dado pela relação de valores entre R2, R1 e P1 além de C1.

Podemos variar sensivelmente este ganho através de P1 que tanto pode ser um trimpot como um potenciômetro dependendo do tipo de atuação desejada pelo leitor.

Para evitarmos o uso de fonte simétrica empregamos um divisor resistivo formado por R4 e R5 que permite obter assim 0 volt em relação a +4,5 e -4,5 V de uma bateria de 9 V.

Os capacitores C3 e C4 fazem a Filtragem e desacoplamento da fonte simétrica. O isolamento do circuito de entrada é feito por meio de C2 enquanto que R3 serve para polarizar o integrado.

Na figura 1 damos o diagrama completo do pré-amplificador.

 

   Figura 1 – Diagrama completo do pré-amplificador
Figura 1 – Diagrama completo do pré-amplificador

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Sugerimos a utilização de um soquete DIL para o integrado. Os resistores são todos de 1/8 ou 1/4 W com 5 a 20% de tolerância enquanto que os eletrolíticos são para 6 V ou mais. C2 é um capacitor que tanto pode ser cerâmico como de poliéster.

P1 pode ser um trimpot ou potenciômetro e para as entradas e saídas de sinais são usados jaques RCA.

Dada a sensibilidade do circuito sugerimos a utilização de uma caixa metálica que será conectada ao 0 V da fonte. Os cabos de entradas e saídas de sinal devem ser blindados.

A alimentação vem de uma bateria de 9 V devidamente conectada através de um clip apropriado.

Para provar, basta ligar a guitarra na entrada (J1) e a saída (J2) através de um cabo à entrada do amplificador.

Ajustamos então P1 para obter o ganho máximo sem distorção.

Comprovado o funcionamento é só usar o aparelho, não esquecendo de desligar S1 sempre que estiver fora de uso.

 

CI-1 - CA3140 ou TL081 - circuito integrado

S1 - interruptor simples

B1 - 9 V - bateria

P1 - 100 k ohms. - trimpot ou potenciômetro

J1 e J2 - iaques RCA

 

Capacitores

C1 - 10 uF x12 V - eletrolítico

C2 - 100 nF - cerâmico ou poliéster

C3 e C4 - 47 uF x 6 V - eletrolítico

 

Resistores: 1/8 ou 1/4 W

R1 - 4,7 k ohms

R2 - 100 k ohms

R3 - 1 M ohms

R4 e R5 - 27 k ohms

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, soquete DIL de 8 pinos para o integrado, caixa para montagem, fios blindados, conector para bateria, fios, solda, etc.