Um jogo de paciência em que o competidor deve encontrara combinação única de chaves que permita acender as lâmpadas do painel. Para dificultar mais ainda o jogo, quando você descobrir uma combinação, ela pode ser facilmente trocada.
Existem diversos tipos de quebra-cabeças como, por exemplo, os tipos em que peças devem ser encaixadas até formar uma figura em que deve-se encontrar uma certa combinação de letras ou números de acordo com regras pré-estabelecidas, etc.
O nosso quebra cabeças é diferente a partir do momento que se trata de um quebra-cabeças eletrônico. O que temos é um conjunto de chaves que devem ser acionadas de modo a se obter o acendimento de um certo número de lâmpadas no painel.
Somente a combinação das chaves de determinada maneira é que permite isso, o que leva o jogador à muitas tentativas antes de conseguir o desejado.
Veja que, para cada chave usada multiplicamos por 2 o número de tentativas que devem ser feitas antes de se conseguir a combinação final.
Assim, para 3 chaves, a chance que o jogador tem de acertar na primeira é de 1 em 8, para 4 chaves 1 em 16, para 5 chaves 1 em 32, etc.
No nosso quebra-cabeças usaremos então 6 chaves no painel para a obtenção das combinações que fazem as 4 lâmpadas acender, e na parte posterior teremos mais 4 chaves que permitem mudar a combinação.
MONTAGEM
O circuito completo do quebra-cabeças é mostrado na figura 1.
Se bem que pareça complicado, sua montagem é simples se for feita com cuidado e ordem. Temos sempre os mesmos tipos de componentes que podem ser facilmente tratados nos momentos de se fazer as soldagens de suas ligações.
Na figura 2 é mostrado o aparelho visto por baixo, com a colocação das chaves de codificação e as chaves do painel.
De preferência o leitor deve usar no painel chaves do tipo alavanca, conforme mostrado na figura 3, pela maior facilidade de manuseio.
As chaves são todas tipo H (2 pólos x 2posições) enquanto que as lâmpadas usadas são de 6 V x 50 A (*).
A fonte de alimentação consiste em 4 pilhas médias ligadas em série. Um suporte apropriado deve ser usado para esta finalidade, não havendo necessidade de se observar sua polaridade.
A caixa para o aparelho pode ser de madeira de uns 20 X15 X 10 cm tendo na parte superior as chaves de tentativa, e na parte posterior as chaves que permitem trocar a combinação vencedora.
Uma vez montado o teste é muito simples pois já é um quebra-cabeças: vá mexendo nas chaves do painel até conseguir fazer todas as lâmpadas acenderem. Quando você conseguir, basta mudar a combinação mexendo aleatoriamente nas chaves de codificação.
Se uma ou outra lâmpada negar-se a acender retire-a do aparelho e teste-a.
QUEBRA-CABEÇAS
L1 à L4 - lâmpadas de 6V X 50 mA (Philips 7121 D ou equivalente) (ver texto)
S1 à S10 - Chaves HH deslizantes ou alavanca
S2- interruptor simples
B1 – 6 V - 4 pilhas médias
Diversos: caixa para a montagem, suporte para 4 pilhas, fios, solda, etc.