Nem sempre a publicidade veiculada nos programas de rádio agrada os ouvintes. E, tomando-se repetitiva, em excesso ela desagrada o ouvinte, que desejaria ter um meio de se "livrar" dela pelo menos por algumas vezes. Com o aparelho que descrevemos neste artigo isso é possível, para desespero, talvez, dos publicitários.
Existem muitas maneiras de nos livrarmos de publicidades que nem sempre são das mais criativas (embora os seus criadores nem sempre pensem assim...), e que pela repetição excessiva se tornam desagradáveis e até incômodas.
O meio mais usado consiste em se baixar o volume do aparelho quando estas propagandas entram, voltando-se ao normal quando a boa música aparece novamente.
No entanto, este procedimento tem alguns inconvenientes, e um deles é que podemos só lembrar em voltar ao volume normal quando a música já voltou há um bom tempo, e até mesmo quando nova publicidade (das ruins!) estiver para ser veiculada.
Por que não automatizar a volta do som, depois de um tempo já dimensionado, para permitir que a publicidade que não desejamos ouvir não apareça?
Esta é a finalidade dos dois circuitos que apresentamos neste artigo. O primeiro é indicado para auto-rádios e opera com uma potência relativamente alta, possibilitando assim o uso dos tipos mais modernos com dezenas de watts de saída.
O segundo inclui uma fonte de alimentação para uso doméstico e opera com auto-rádios ou mesmo rádios transistorizados de até 3 A.
A temporização é ajustada pelo próprio usuário em intervalos que podem ir de 30 segundos a 4 minutos, conforme o "costume” de veiculação de publicidade da sua emissora predileta.
Os dois projetos usam componentes bastante comuns, e sua instalação não oferece qualquer dificuldade ao montador.
A base dos dois projetos é um multivibrador monoestável com o circuito integrado 555. A temporização destes circuitos é dada pelo potenciômetro, resistor e capacitor ligados aos pinos 6 e 7.
Quando pressionamos o interruptor ligado ao pino 2, este elemento vai ao nível baixo e ocorre o disparo do monoestável, com sua saída (pino 3) indo ao nível alto.
A saída permanecerá no nível alto por um intervalo de tempo que vai depender justamente dos componentes de temporização.
Na saída do 555 temos duas possibilidades de controle: Na versão automotiva, acionamos, via transistor, um relé que pode controlar então a corrente de alimentação do rádio ou ainda que comuta a carga (alto-falantes) para um sistema de redução de potência que continua com o som mas em volume bastante reduzido.
Na versão doméstica, o circuito atua diretamente sobre um regulador de tensão integrado que corta a alimentação do rádio, reduzindo-a para 1,2 V, aproximadamente, o que é insuficiente para permitir seu funcionamento.
Na versão com o LM350T, o potenciômetro P2 faz o ajuste da tensão de saída, o que significa que o aparelho também pode ser usado com rádios de 6 ou 9 V, como eliminador de pilhas.
A única limitação nesta versão é que a corrente máxima do LM35oT é de 3 A.
Na figura 1 temos o diagrama esquemático da versão automotiva.
A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.
O interruptor de pressão S1, que faz o acionamento do aparelho, é instalado em qualquer ponto do painel do carro.
O relé é de que pode controlar correntes de até 10 A, dentro da faixa de consumo da maioria dos equipamentos de som de carro.
O integrado deve ser instalado em soquete DIL de 8 pinos, para maior facilidade de montagem.
O conjunto pode ser facilmente instalado numa caixinha plástica e oculto sob o painel do carro.
Na figura 3 temos o diagrama da versão doméstica.
A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.
O circuito integrado LM350T deve ser montado num bom radiador de calor, e para o 555 sugerimos a utilização de um soquete DIL de 8 pinos.
Os trimpots são do tipo vertical, para montagem em placa de circuito impresso. O transistor admite equivalente, como o BC547 ou BC549.
Na versão automotiva o resistor R4 vai determinar a redução do nível de som no momento do acionamento.
A prova de funcionamento pode ser feita com um amplificador comum ou simplesmente verificando-se se o relé é acionado quando pressionamos S1.
O trimpot P1 deve ser ajustado para se obter um intervalo de acionamento de 30 segundos a dois minutos, conforme o tempo médio dos intervalos de anúncios das estações que normalmente ouvimos.
Comprovado o funcionamento, o circuito é ligado à alimentação do carro, com 12 V em qualquer ponto onde exista esta tensão e 0 V no chassi.
Não será necessário usar interruptor geral, já que o consumo com o relé desativado é extremamente baixo.
Para a versão doméstica temos uma fonte de alimentação mostrada na figura 5.
O transformador é de 3 A e o capacitor eletrolítico para 35 V.
Os diodos são para 50 V ou mais, com corrente de 3 A.
O potenciômetro P2 deve ser ajustado para que na ausência de temporização (sem apertar S1) a tensão na saída seja a exigida pelo aparelho a ser alimentado.
O ajuste da temporização, como na versão anterior, é feito em P1, podendo variar entre 30 segundos e dois minutos. A ligação do aparelho a ser alimentado deve ser feita observando-se sua polaridade.
Para usar os aparelhos, basta ligar o rádio, e quando a publicidade aparecer basta dar um breve toque em S1 para matá-la. Depois do tempo programado o som volta ao normal.
a) Versão automotiva:
Semicondutores:
Cl1 - 555 - circuito integrado timer
Q1 - BC548 - transistor NPN de uso geral
D1 - 1N4148 ou equivalente diodo de silício
Resistores (1/8 W, 5%):
R1 - 47 k ohms
R2 - 22 k ohms
R3 - 4,7 k ohms
R4.- 22 a 47 ohms x 10 W - resistor de fio
P1 - trimpot de 1 M ohms
Capacitores eletrolíticos de 16 V:
C1 - 100 uF
C2 – 1 000 uF a 10 000 uF
Diversos:
S1 - Interruptor de pressão
F1 - Fusível de 2 A
K1 - relé de 12 V
Placa de circuito impresso, soquete para integrado, caixa para montagem, botão para potenciômetro, fios, solda etc.
b) Versão doméstica:
Semicondutores:
Cl1 - 555 - circuito integrado timer
CI2 - LM350T - circuito Integrado
Q1 – BC548 ou equivalente transistor NPN de uso geral
Resistores (1/8 W, 5%),
R1 - 47 k ohms
R2 - R3 - 4,7 K ohms
R4, - 220 ohms
P1 - trimpot de 1 M ohms
P1 - potenciômetro ou trimpot de 4,7 k ohms
Capacitores eletrolíticos de 25 V:
C1 – 100 uF
C2 – 100 a 1 000 uF
C3 – 100 uF
Diversos:
S1 - Interruptor de pressão
Placa de circuito Impresso, radiador de calor para o Cl2. soquete para CI1, fios, caixa para montagem, solda, etc.