O circuito apresentado funciona como uma espécie de gerador de envoltória, gerando notas diferentes em sequência, as quais podem ser combinadas em trimpots. O circuito tem uma saída externa e um alto-falante interno e é alimentado por uma tensão de 6 ou 9 V.
Descrevemos um circuito sequencial que alimenta dois osciladores de áudio, gerando tons diferentes para sistemas de efeito, chamadas e outras aplicações semelhantes.
O circuito usa componentes comuns, exceto pelo unijunção que é um componente que já está caindo em desuso.
O circuito possui diversos controles:
P1 – controla a velocidade do efeito
S1 – seleciona as faixas de velocidade
P2 a P11 – selecionam a forma da envoltória do sinal
S2 – seleciona o tipo de oscilador
S3 – seleciona o amortecimento do primeiro oscilador
S4 – seleciona o amortecimento do segundo oscilador
S5 – liga e desliga o circuito
Como Funciona
O cadenciamento ou a envoltória do sinal gerado são produzidos por um 555 astável cuja frequência é ajustada em P1.
Este 555 pode operar com dois valores de capacitores selecionados pela chave S1.
O valor menor gera um sinal de frequência alta que controla simplesmente a envoltória do sinal gerado, atuando sobre o timbre.
Já o segundo, de valor alto, dá um cadenciamento ao som produzido, de modo a se obter o efeito de sirene ou caixa de música, gerando 10 tons diferentes, conforme mostra a figura 1.
Na figura 2 mostramos como o tempo do ciclo total do sinal afeta o sinal que será gerado.
O cadenciamento é gerado por um contador com o 4017 que tem nas suas saídas 10 trimpots.
A finalidade destes trimpots é determinar o tempo de acionamento do oscilador selecionado na saída.
São usados dois osciladores, sendo um com um transistor unijunção podendo seu sinal ser aplicado a um circuito externo.
O outro utiliza dois transistores e tem um sistema integrador que afeta diretamente a forma de onda produzida.
Enfim, com os ajustes, podem ser obtidos efeitos interessantes de som.
Montagem
Na figura 3 temos o diagrama completo do gerador.
Como se trata de montagem experimental, sugerimos sua montagem numa matriz de contatos com a disposição de componentes mostrada na figura 4.
Na montagem, observe as posições dos circuitos integrados e dos transistores.
Para os trimpots sugerimos soldar pedaços de fio rígido para que possam ser encaixados na matriz, caso o leitor use os tipos antigos.
Para os modernos, o encaixe pode ser direto, mas eventualmente pode ser necessário usar uma matriz maior.
A utilização é simples: basta atuar sobre os controles e criar os sons desejados.
CI-1 – 555 – circuito integrado
CI-2 – 4093 – circuito integrado
Q1 – 2N2646 – transistor unijunção
Q2 – BC548 – transistor NPN de uso geral
Q3 – BC558 – transistor PNP de uso geral
B1 – 6 ou 9 V – pilhas ou bateria
S1, S2 – chaves de 1 pólo x 2 posições
S3, S4, S5 – interruptores simples
P1 – 220k ou 470 k – potenciômetros
P2 a P11 – 100 k ohms – trimpots
C1, C4, C6 – 10 nF – cerâmico ou poliéster
C2, C3, C5 – 1 uF – eletrolítico
C7 – 47 nF – cerâmico ou poliéster
C8 – 100 uF – eletrolítico
R1, R3, R4, R7 – 10 k ohms x 1/8 W – resistores – marrom, preto, laranja
R2, - 22 k ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, laranja
R5 – 470 ohms x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom
R6 – 100 ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, marrom
R8 – 1k ohms x 1/8 W - resistor – marrom, preto, vermelho
FTE – 4 ou 8 ohms - alto-falante pequeno
Diversos:
Matriz de contacto, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.