Descrevemos um sensível microfone direcional para escutas que tem ainda um circuito seletor de tom que permite rejeitar certas frequências que possam estar prejudicando as gravações ou ainda a própria escuta. Circuito é relativamente simples e o microfone bastante interessante em relação ao aspecto construtivo.

Descrevemos um microfone direcional parabólico que tem enorme sensibilidade possibilitando a escuta de conversão, gravação de pássaros e outras aplicações semelhantes.

Trata-se de um tipo de microfone que pode também ter a versão tubular, sendo que a tubular mais simples é bastante usada em estádios de futebol para captar o som dos chutes.

O circuito que apresentamos possui um filtro de controle de baixas frequências para os sons que correspondem a voz, facilitando assim o entendimento d conversas.

O transdutor é um microfone de eletreto e, além disso, contamos com um bom amplificador para escuta em fontes de ouvido.

O circuito é alimentado por 2 pilhas apenas, com uma excelente durabilidade.

 

Como Funciona

Normalmente para se obter diretividade na captação de sons, usamos um refletor parabólico conforme mostra a figura 1.

 

   Figura 1 – Microfone parabólico
Figura 1 – Microfone parabólico

 

Nesta configuração, os sons são refletidos numa mesma direção que incide justamente no ponto em que é fixado o microfone.

Este é o mesmo princípio usado nas antenas de TV em que precisamos coletar o máximo possível de energia da estação.

Concentrando o sinal desta forma, obtemos ganho, ou seja, os sinais se tornam muito mais fortes quando chegam ao microfone.

Por exemplo, se a antena refletora tem uma superfície de 2 000 cm2 e o microfone 2 cm2 temos um ganho efetivo de 1 000 vezes para o som captado.

Fica então evidente que, quanto maior for o refletor parabólico, maior será o ganho que obteremos.

Mas, existe um limite, pois se o ganho for muito alto, ruídos indesejáveis começam a ser amplificados também, como é o caso do chamado ruído branco que é ruído do vento ou das folhas das árvores.

Assim, no nosso caso, o tamanho máximo recomendado é da ordem de uns 60 cm.

Os sinais captados pelo microfone são levados a um filtro elaborado em torno de um amplificador operacional CA3140.

Neste filtro, cuja configuração básica é mostrada na figura 2, o resistor R1 e o capacitor C1 determinam a frequência de corte inferior, ou seja, o ponto em que os sinais começam a passar para amplificação.

 

   Figura 2 – O filtro
Figura 2 – O filtro

 

Por outro lado, o resistor R2 e o capacitor C2 determinam a frequência de corte superior.

Fazendo R1 e R2 variáveis podemos ajustar a faixa de frequências amplificadas, alargando ou estreitando conforme o tipo de som que estamos captando e eventuais ruídos ambientes.

O ganho desta etapa é variável, dependendo do ajuste de R1 e R2.

Veja que, se R1 tende a zero, elevando a frequência de forte e inferior e se R2 tende aos valores máximos, reduzindo a frequência superior, temos um estreitamento da faixa e o ganho é maior.

A figura 3 mostra o que ocorre.

 

   Figura 3 – O controle das faixas
Figura 3 – O controle das faixas

 

A etapa seguinte é um pequeno amplificador de áudio TDA7052.

A vantagem deste circuito é a sua boa potência com alimentação de apenas 3 V, obtida de duas pilhas pequenas.

É claro que o leitor pode adaptar o circuito para operar com outros pequenos amplificadores de áudio como o LM386, mas neste caso a alimentação deverá ser de 6 V.

 

Montagem

Na figura 4 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 4 – Diagrama completo do aparelho
Figura 4 – Diagrama completo do aparelho

 

A placa de circuito impresso para a montagem é mostrada na figura 5.

 

Figura 5 – Placa para a montagem
Figura 5 – Placa para a montagem

 

Na montagem, observe a posição dos circuitos integrados e polaridade do eletreto e capacitores eletrolíticos.

O fone é de baixa impedância e os resistores são de 1/8 W.

Na figura 6 temos detalhes da montagem com o posicionamento do microfone em relação ao refletor parabólico.

 

Figura 6 – O refletor
Figura 6 – O refletor

 

Se bem que não seja exatamente parabólico, mas sim semi-esférico, como refletor pode ser usada metade dos globos de efeitos normalmente usados em bailes com pequenos espelhos.

Para ligar um gravador externo, temos na figura 7 o modo de se agregar um jaque de saída.

 

   Figura 7 – Saída para gravador.
Figura 7 – Saída para gravador.

 

Uma outra possibilidade interessante é a de se transmitir os sinais para um receptor de FM que conte com gravador.

Para esta finalidade, pode ser usado o pequeno transmissor mostrado na figura 8.

 

Figura 8 – Usando um pequeno transmissor de FM
Figura 8 – Usando um pequeno transmissor de FM

 

 

Prova e Uso

O posicionamento exato do microfone em relação ao refletor deve ser obtido experimentalmente quando testar o aparelho.

Verifique se todos os ajustes funcionam e depois é só utilizar o aparelho.

 

CI-1 – CA3140 – circuito integrado

CI-2 – TDA7052 – circuito integrado

MIC – microfone de eletreto de dois terminais

B1 – 3 V – 4 pilhas pequenas

S1 – Interruptor simples

F1 – Fone de 8 ohms

P1 – 47k ohms – potenciômetro

P2 – 1 M ohms – potenciômetro

P3 – 22k ohms – potenciômetro

R1 10 – 10 k ohms – resistor – marrom, preto, laranja

R2, R3, R4 – 4k7 ohms – resistores – amarelo, violeta, vermelho

C1 – 220 uF x 6 V – eletrolítico

C2 , C3 – 10 uF – eletrolíticos

C4 – 47 nF – cerâmico ou poliéster

C5 – 470 pF – cerâmico

C6 – 470 nF – cerâmico ou poliéster

Diversos:

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, tripé ou alça, refletor parabólico, fios, solda, etc.