Para quem não conhece este jogo (ou desafio?) ele consiste em se colocar uma bala no tambor de um revólver, rodar o tambor e passar o revólver por uma roda de até 6 pessoas, cada uma delas devendo apertar o gatilho depois de apontar a arma para sua própria cabeça! Evidentemente é um jogo que na realidade é de morte. Na versão eletrônica não temos revólver nem bala, mas podemos simular o processo.
No jogo real da roleta-russa existe o perigo de se perder a vida, mas a nossa versão é totalmente inofensiva, conforme podemos ver pelo diagrama da figura 1.
Poderemos brincar à vontade, jogando uma ou até seis pessoas.
O circuito é composto de 4 blocos.
O primeiro possui um transistor 2N2646, sendo responsável pela produção dos pulsos de clock para o CI-1.
O capacitor C1 determina o tempo dos pulsos gerados pelo unijunção.
O segundo bloco tem a função de determinar qual das seis saídas do integrado permanecerá ativada, correspondendo à posição da bala no tambor.
Já o terceiro bloco tem a função de gerar o som característico de uma metralhadora com os pulsos regulados em P1.
Com a troca de C3 podemos modificar o efeito sonoro obtido. Finalmente, o quarto bloco consiste num amplificador de áudio.
O circuito é alimentado por uma tensão de 9 V que pode vir de bateria ou da fonte mostrada na figura 2.
Sugerimos a utilização de ferro de pequena potência (20 W) para não haver perigo de danos aos componentes, principalmente CI-1.
Comece soldando o soquete do circuito integrado Cl-1, pois o integrado é muito sensível, devendo ser evitada sua soldagem direta na placa de circuito impresso (a não ser que você tenha prática).
Na figura 3 temos uma sugestão de caixa para a montagem.
Na figura 4 temos a placa de circuito impresso.
Solde depois os resistores que são todos de 1/8 W exceto R9 que é de ¼ W. Para soldar os capacitores, observe apenas a polaridade dos eletrolíticos.
Na próxima etapa solde os transistores e diodos, observando suas posições.
Finalmente solde P1 e os jumpers de J1 a J4, os quais são feitos com pedaços de fios comuns. Os LEDs podem ficar na própria placa, mas sem que seus terminais sejam cortados de modo a sobressaírem na caixa;
Terminando a montagem não se esqueça de conferir tudo.
COMO JOGAR
Basta apertar inicialmente S7 e esperar aproximadamente cinco segundos. Depois o jogador 1 deverá apertar o gatilho (S1). Se nada acontecer, o jogador seguinte deverá apertar o gatilho 2 (S2) e assim por diante, até que ocorra o disparo quando, então, quem apertou o botão correspondente “morre" saindo do jogo.
O interessante é que no processo de sorteio feito por S7 não se.sabe em que posição a "bala" vai cair, o que significa que é imprevisível saber qual o botão que, ao ser apertado, provoca o disparo.
CI-1 - CD4017 - circuito integrado
Q1, 02 - 2N2646 - transistores unijunção
Q3 a Q9 - BC548 ou equivalente - transistores
Q10 - BC558 ou equivalente – transistor
Q11 - BD135 ou equivalente - transistor
Q12 - TIP31 ou equivalente - transistor
D1, D2 - 1N4002 ou equivalentes - diodos
Z1 - 1N757 - diodo zener 9V1
C1 – 47 µF x 16V - capacitor eletrolítico
C2 - 470 nF - capacitor de poliéster
C3 - 4,7 µF x 16V - capacitor eletrolítico
C4 - 1500 µF x 16 V - Capacitor eletrolítico
C5, C6 - 100 nF - capacitores de poliéster
R1 – 47 k x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, laranja)
R2 – 330 R x 1/8 W - resistor (laranja, laranja, marrom)
R3 – 470 R x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, marrom)
R4 – 220 R x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, marrom)
R5 – 150 R x 1/8 W - resistor (marrom, verde, marrom)
R6 – 1 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, vermelho)
R7 – 56R x 1/8 W - resistor (verde, azul, preto)
R8 - 1k5 x 1/8 W - resistor (marrom, verde, vermelho)
R9 – 680 R x ¼ W - resistor (azul, cinza, marrom)
P1 – 100 k - trimpot
LED1, LED2 - LEDs comuns
T1 - transformador com primário de 110 e 220 V e secundário de 6 + 6 V x 500 mA
S1 a S7 - interruptores de pressão comuns
S8, S9 - interruptores H comuns
FTE – alto-falante de 8 Ω x 2 W
F1 - fusível de 1A com suporte
Diversos: placa de circuito impresso, fios, solda fina, soquete de 16 pinos, caixa para a montagem etc.