Processadores de áudio e Amplificadores Classe D proporcionam aos projetistas deTV digital um subsistema completo otimizado para performance, tempo de chegada ao mercado e menor custo.
A Analog Devices (www.analog.com) expandindo sua linha de soluções para televisão avançada Advantiv, introduziu no mercado em 2007 processadores de áudio e amplificadores de potência de áudio Classe-D que possibilitam o desenvolvimento de um subsistema de áudio para TV, permitindo aos projetistas atender a diversas faixas performances e preços.
Projetados para trabalhar juntos, os chips fornecem toda a funcionalidade crítica de um subsistema necessárias à implementação de áudio para TV, incluindo os recursos para assegurar grande som a alto-falantes pequenos, interfaces analógicas para as entradas e saídas de linha, decodificação de áudio e saída para o alto-falante, interfaces multi-formatos digitais para fontes HDMI além de correção de retardo "lip-synch" para correção e sincronização.
Processadores de Áudio
Para o áudio, a Analog lançou os processadores ADAV4101, ADAV4312 e ADAV4322 que incorporam um poderoso mecanismo de processamento para compensar o problema de espaço pequeno dos alto-falantes nos televisores modernos de tela fina, como os de LCD e Plasma.
Esse mecanismo de melhoramento de áudio digital faz todo o processamento necessário para fornecer o grande som de acordo com a qualidade de vídeo de alta-definição. Esse recurso está acoplado à alto desempenho de conversores multi-canal analógico-digitais de 24 bits e digital para analógico que aceitam as entradas de linha analógicas dos DVD/VCR players e set-top boxes, de modo a excitar amplificadores de áudio de potência analógicos para alto-falantes e saídas auxiliares.
Amplificadores de Áudio Classe-D
Os processadores da Analog são complementados por novos amplificadores de áudio classe-D. São os ADAU1590, ADAU1592 e ADAU1513. Na figura 1 temos o diagrama de blocos de um deles, o ADAU1513.
Esses circuitos integrados consistem em amplificadores de dois canais com o melhor desempenho obtido com qualquer outro da mesma categoria. Os novos amplificadores têm 90% de eficiência de potência em 8 Ω e uma faixa dinâmica de 101 dB.
O ADAU1590 e o ADAU1592 possui um PDM (pulse-density modulator) on-chip e uma arquitetura e elo fechado que possibilita uma excelente qualidade de amplificação de áudio pelo condicionamento do sinal para compensar os erros de saída, antes que ele seja enviado para o alto-falante.
Os ADAU1590 e ADAU1592 alcançam uma distorção harmônica + ruído (THD+N) de 0,005% com 11,5 W (estéreo) e 18 W (estéreo) em cargas de 6 Ω, respectivamente. A baixa distorção, ruído e PSRR combinam com a interface otimizada do processador de áudio ADI (ADAV4101/4312/4322) para suprimir os pops e clicks quando o televisor é ligado ou desligado, e também elimina o ruído de fundo residual quando o alto-falante está no mínimo de intensidade.
O amplificador classe-D de potência ADAU1513, fornece 14 W (estéreo) de potência em carga de 8 Ω, com 90% de eficiência, sendo excitado diretamente pelas saídas digitais PWM dos processadores de áudio ADAV4201, ADAV4412 ou ADAV4422. A etapa de potência contém proteção térmica e contra curto-circuitos, com aviso de erro lógico para interfacear o microcontrolador do sistema com controle reset e mute da etapa de potência.
Na figura 2 temos o circuito típico de aplicação para o ADAU1513.
Os transistores de potência funcionam com tensões de 9 a 18 V, enquanto que as entradas digitais funcionam com 3,3 V.