Cada vez mais a eletrônica utilizada nos veículos automotores se torna sofisticada, com o desenvolvimento de componentes específicos para diversas aplicações. O IRVR101 da International Rectifier (www.irf.com) que apresentamos neste artigo é um exemplo. Lançado recentemente ele se destina ao controle de alternadores.
O circuito integrado IRVR101 consiste num regulador de tensão completo de alternadores com um ponto de funcionamento obtido através do protocolo de comunicação serial LIN (Local Interconnect Network).
A taxa de crescimento e a filtragem das linhas de interface permitem que uma compatibilidade eletromagnética seja obtida. O regulador é formado por uma ASIC de controle, power MOSFETs discretos, diodo de re-circulação e componentes passivos.
Na figura 1 temos um diagrama de blocos que representa este componente e o setor elétrico de um alternador numa configuração comum automotiva.
O IRVR101 é fabricado com a tecnologia híbrida de thick-film (filme espesso) e pode ser fornecido com as características exigidas pela aplicação. Os valores dos resistores são ajustados com uma precisão de 1% usando laser.
O IRVR101 é projetado para uso em automóveis com sistema elétrico de carga de 12 V. Na figura 2 temos o diagrama de blocos de um sistema típico em que esse componente é usado.
Nesse diagrama o regulador é mostrado separado do alternador, no entanto na prática é integrado no dispositivo. A interface com o ECU e o regulador precisa de apenas uma linha bidirecional com um transceptor em cada extremidade para comunicação serial.
Os sinais do regulador, transmitidos para a ECU (IEngine Control Unit) incluem ciclo ativo de excitação do campo, excitação do campo, temperatura, e monitoramento de status.
Os principais destaques deste componente são:
* Taxa de comunicação de 9600 baud
* Controle do ponto de ajuste de 10,7 a 16 V
* Controle de resposta de carga programável
* Excitação do campo programável
* Capacidade de diagnóstico completa
* Auto excitação
* Proteção contra curto-circuito
* Imunidade contra EMI e ESD
* Corrente de repouso menor que 200 uA