Cada vez mais a eletrônica utilizada nos veículos automotores se torna sofisticada, com o desenvolvimento de componentes específicos para diversas aplicações. O IRVR101 da International Rectifier (www.irf.com) que apresentamos neste artigo é um exemplo. Lançado recentemente ele se destina ao controle de alternadores. 

 


 

 

O circuito integrado IRVR101 consiste num regulador de tensão completo de alternadores com um ponto de funcionamento obtido através do protocolo de comunicação serial LIN (Local Interconnect Network).

A taxa de crescimento e a filtragem das linhas de interface permitem que uma compatibilidade eletromagnética seja obtida. O regulador é formado por uma ASIC de controle, power MOSFETs discretos, diodo de re-circulação e componentes passivos.

Na figura 1 temos um diagrama de blocos que representa este componente e o setor elétrico de um alternador numa configuração comum automotiva.

 


 

 

O IRVR101 é fabricado com a tecnologia híbrida de thick-film (filme espesso) e pode ser fornecido com as características exigidas pela aplicação. Os valores dos resistores são ajustados com uma precisão de 1% usando laser.

O IRVR101 é projetado para uso em automóveis com sistema elétrico de carga de 12 V. Na figura 2 temos o diagrama de blocos de um sistema típico em que esse componente é usado.

 


 

 

Nesse diagrama o regulador é mostrado separado do alternador, no entanto na prática é integrado no dispositivo. A interface com o ECU e o regulador precisa de apenas uma linha bidirecional com um transceptor em cada extremidade para comunicação serial.

Os sinais do regulador, transmitidos para a ECU (IEngine Control Unit) incluem ciclo ativo de excitação do campo, excitação do campo, temperatura, e monitoramento de status.

Os principais destaques deste componente são:

* Taxa de comunicação de 9600 baud

* Controle do ponto de ajuste de 10,7 a 16 V

* Controle de resposta de carga programável

* Excitação do campo programável

* Capacidade de diagnóstico completa

* Auto excitação

* Proteção contra curto-circuito

* Imunidade contra EMI e ESD

* Corrente de repouso menor que 200 uA