A família TPS383x de drivers de MOSFET de potência síncronos proporciona correntes típicas de 2,4 A e trabalha com muitos dos padrões usados em controladores chaveados para fontes de alta performance. A tensão de alimentação varia de 4,5 V a 15 V o que os torna aplicáveis a muitas aplicações de altas correntes. (2001)
Na configuração multifase, os dispositivos TPS283x podem facilmente suportar mais de 100 A de corrente o que está dentro do previsto para a nova geração de CPUs. O invólucro termicamente desenvolvido PowerPAD elimina a necessidade de dissipadores de calor quando controlando altas correntes.
Com entradas TTL os dispositivos da família TPS283x integra no mesmo chip dispositivos de baixa e da alta corrente.
Diodos Schottky bootstrap também são integrados de modo a reduzir a necessidade de componentes externos e aumentar a performance. Os tempos de subida e descida dos sinais são menores que 50 ns e o máximo tempo de propagação é de 70 ns, o que proporciona uma alta performance e eficiência no controle de potência.
Na figura 1 temos o diagrama típico de aplicação multifase dos elementos desta família.
Os dispositivos denominados TPS2834, TPS2835, TPS2836 e TPS2838 são disponíveis em invólucros PowerPAD , TSSOP ou SOIC de 14 pinos ou entãio em SOIC de 8 pinos.
Dentre as principais aplicações temos:
* Servidores
* Estações de trabalho
* PCs de alta performance
* Conversores DC/DC
Principais destaques destes componentes:
* Corrente de pico tipica de 2,4 A
* Diodos internos Schottky de bootstrap
* Faixa de tensões de alimentação de 4,5 a 15 V
* Entradas compatíveis TTL
* Dissipação de 1,275 W a 70oC