No projeto de fontes de alimentação o setor de retificação sempre merece atenção especial dada a grande quantidade de opções para a escolha de componentes. As pontes SKB2 para correntes de até 2,5 ampères da Semikron consistem numa escolha interessante para os projetistas. Veja neste artgo suas características, guardando-as para futura referência de projeto.(1998)
As pontes retificadores SKB da Semikron contam com quatro diodos já ligados de formar um circuito retificador de onda completa com a configuração mostrada na figura 1.
O invólucro usado é do tipo G4 também mostrado na mesma figura juntamente com suas dimensões de modo a facilitar o projeto da placa de circuito impresso para sua implementação. Observe a separação de 5 mm entre os terminais.
Na especificação dessas pontes retificadoras, após a designação do tipo temos um sufixo que indica a tensão máxima RMS recomendada para o circuito em que elas sejam usadas.
Observe que nesta tabela temos também a indicação do valor máximo do capacitor a ser usado como filtro e também a resistência mínima que deve ser ligada em série para limitar a corrente inicial no circuito quando ele, ao ser ligado, está com o capacitor completamente descarregado.
Na figura 2 temos um circuito de fonte de alimentação de 2 ampères utilizando este componente.