A Atmel (www.atmel.com) oferece um interessante reference design em que descreve o desenvolvimento de um MP3 Player usando o seu microcontrolador AT89RFD-01, com as seguintes características.(2007)
* Pode-se carregar e descarregar arquivos MP3 através de USB
* Toca as músicas gravadas
* Possui ajustes de volume, agudos, médios e graves
* Grava voz através de um microfone no formato WAV
Na figura 1 temos o aspecto da placa de desenvolvimento da ATMEL.
A placa de referência dada possui os seguintes modos de operação:
Modo Play - nesse modo é possível ouvir as músicas gravadas no MP3, as quais ficam num sistema de armazenamento de massa (memória). Se a memória estiver vazia, o LED1 não piscará, avisando que não existe música. Se existirem arquivos MP3 válidos, o LED1 vai piscar e a música será reproduzida.
Modo Voz - nesse modo os arquivos WAV existentes no arquivo serão selecionados e reproduzidos. No final da reprodução dos arquivos WAV, o MP3 volta aos arquivos desse tipo que serão reproduzidos e o LED2 vai piscar rapidamente. O microfone vai gravar os sons ambientes e fazer o seu armazenamento no arquivo selecionado, até o máximo tamanho previsto.
Modo USB - nesse modo o player é conectado ao PC rodando sobre programas Linux, Windows ou MacOS9. A memória flash vai ser vista como um disco rígido removível podendo fornecer ou receber dados de qualquer meio de armazenamento do PC. Quando o MP3 player está conectado ao PC o LED3 vai piscar, indicando isso.
Modo Erase (apagamento) - nesse modo, que é validado pressionando os botões play/pause, todos os LEDs apagam durante o apagamento, reformatando todo o sistema de armazenamento. O LED4 vai acender quando isso ocorre.