O circuito integrado LA3201 da Sanyo contém os elementos principais para a elaboração de dois pré-amplificadores de áudio para gravadores, compatíveis com os amplificadores de potência LA4100, LA4101 e LA4102. Por este motivo, este componente pode ser encontrado em diversos equipamentos comerciais. É interessante, portanto, para o técnico ter em mãos informações sofre este componente.(1997)
O circuito integrado LA3201 é apresentado em invólucro DIL de 8 pinos e contém em seu interior dois pré-amplificadores de baixo nível de ruído e baixa distorção com o circuito equivalente mostrado na figura 1.
Com poucos componentes externos é possível elaborar os circuitos pré-amplificadores dos dois canais de gravadores de fita alimentados por baixas tensões (até 6V).
Os máximos absolutos deste circuito integrado são:
Máximos (Ta=25 graus centígrados)
Tensão máxima de alimentação: 9,5 V
Corrente máxima: 10 mA
Corrente máxima de cada transistor: 5 mA
Potência máxima de dissipação: 200 mW
Faixa de temperaturas de operação: -20 à +60 graus centígrados
Condições Recomendadas de Operação:
(Ta = 25 graus centígrados)
Tensão de alimentação: 5,5 V
Resistência de carga: 10 k Ω
Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação deste componente.
Observe que é possível determinar pela realimentação o tipo de resposta (plana ou NAB) que o pré-amplificador vai ter.
Este circuito tem um ganho de 38 dB na função play back e 44 dB na função gravar. A distorção harmônica total é de 0,15% na função play back para uma frequência de 1 kHz e tensão de saída de 0,2 V. Na função play back a tensão de saída é de 1,2 V.