A Maxim (www.maxim-ic.com) está apresentando (2007) o novo circuito integrado MAX2112, um sintonizador de baixa potência para 3,3 V recomendado para aplicações em DVB-S2 que elimina a necessidade do LNA externo.
O novo componente tem uma FI zero, com conversão direta para TV Satélite, consistindo numa solução total que reduz custo e tamanho.
A figura de ruído muito baixa, de 8,0 dB e uma faixa dinâmica ampla elimina a necessidade de um LNA externo, o que também significa economia de tamanho e custos.
Trata-se, portanto de componente ideal para a próxima geração de televisores digitais via satélite (DVB-S2) e set-top boxes.
O MAX2112 recebe sinais QPSK e 8PSK na faixa de 925 a 2175 MHz e o converte para a banda-base para demodulação. Para reduzir o tamanho da solução e também o custo, ele tem uma figura de ruído de 8,0 dB e uma faixa dinâmica ampla, de -75 dB a 0 dB eliminando assim a necessidade do LNA externo.
Além disso, ele possui uma função autotuner VCO que simplifica o firmware para um uso mais fácil. OMAX2112 opera com uma tensão de alimentação de 3,3 V e consome apenas 300 mW.
O cristal usado é de 27 MHz e o invólucro é de28 pinos TQFN medindo5 x 5 mm, sendo o componente disponível tanto na faixa comercial de temperaturas (0o C a 70º C) como na faixa industrial (-40º C a +85º C). Na figura 1 temos um diagrama típico de aplicação desse componente.
Outros destaques desse componente:
* VCO Monolítico com baixo ruído de fase: -97 dBc/Hz em 10kHz
* Fonte de alimentação simples
* Filtros integrados de faixa variável de 4 mHz a 40 MHz
* Modo standby de baixo consumo
* Interface diferencial I2C
* Interface diferencial I/Q