O circuito integrado LM1771 da National Semiconductor (www.national.com), consiste num controlador tipo "buck" de baixa tensão com habilitação de precisão e sem nenhuma compensação externa.(2007)
Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse componentes, observando-se suas funções internas. O componente é fornecido em invólucro LLP-6 e MSOP-6.
O esquema de controle on-time possibilita um projeto simples, livre de componentes de compensação, o que significa um reduzido número de componentes na placa.
O pino de habilitação de precisão permite maior flexibilidade no seqüencialmente de diversas linhas e fixação do ULVO.
O LM1771 também incorpora uma entrada que permite manter constante a freqüência independentemente da tensão de alimentação.
O componente é ainda otimizado para operar numa faixa de baixas tensões entre 2,8 V e 5,5 V e também pode fornecer tensões de saída tão baixas como 0,8 V.
Excitando PFETs externos pode-se obter uma eficiência de até 95%. Na figura 2 temos um circuito de aplicação desse componente.
Existem três versões disponíveis do LM1771, dependendo da freqüência de comutação. As freqüências nominais estão na faixa de 100 kHz a 1 MHz.
Destaques:
* Faixa de tensões de entrada de 2,8 V a 5,5 V
* Tensão de referência de 0,8 V
* Habilitação de precisão
* Corrente quiescente baixa de 400 uA
* Soft-start interno
* Proteção contra curto-circuito
* Não precisa de compensação
* Freqüência constante na faixa de saída
Aplicações:
* Reguladores Step down de alta eficiência
* Fontes para FPGAs, DSPs, ASICs
* Set top boxes
* Modems
* Impressoras
* Servidores
* Cartões gráficos