O circuito integrado DS2786 da Maxim (www.maxim-ic.com) tem por função estimar a capacidade disponível de uma bateria Li-Ion ou Li-Ion Polímero, baseando-se na tensão de célula na condição de circuito aberto.(2007)
A tensão em aberto da célula (OCV - open circuit voltage) é usada para determinar a capacidade relativa da célula comparando os valores com os de uma tabela armazenada na memória do circuito integrado. Essa capacidade torna-a ideal para fornecer informações rápida sobre o estado de um conjunto de baterias, logo que ele é inserido no circuito.
Nos períodos de descarga moderada ou rápida, com as medidas da OCV, o DS2786 usa a contagem de Coulomb como um meio secundário de estimara capacidade relativa.
O DS2786 foi projetado para ser usado em equipamentos portáteis, sendo a sua informação acessível através de uma interface I2C. Os dados de temperatura são disponíveis de um sensor no próprio chip.
Duas entradas proporcionam informações para a leitura desse sensor e de sensores externos. Na figura 1 temos a pinagem do DS2786 que é fornecido em invólucro TDFN-10.
As aplicações principais são em Handsets sem fio e 3G, câmeras digitais, MP3 players e outros equipamentos portáteis alimentados por bateria.
Outras características desse componente que merecem destaque:
* Medida da tensão de bateria com 12 bits de resolução; precisão de +/- 10 mV e 1,222 mV LSB na faixa de tensões de entrada de 0 a 5 V.
* Medida de corrente bidirecional de 11 bits.
* Medida interna de temperatura de 0 a 125º C
* Duas entradas auxiliares de medida de tensão de 11 bits
* Interface de 2 fios
* Baixo consumo: 50 ua (tip)
O DS2786 usa conversores A/D Sigma/Delta para maior velocidade e precisão na conversão de dados. Ele pode operar em dois modos de corrente, sendo um em condições normais e outro em modo sleep de baixo consumo, com apenas 1 uA (tip).
Na figura 2 temos um circuito de aplicação.