O circuito integrado LM1044 da National Semiconductor consiste num conjunto de chaves analógicas de vídeo, projetado para fazer a seleção de sinais de vídeo provenientes de diversas fontes a partir do controle de um microprocessador ou de qualquer dispositivo digital. Neste artigo fazemos uma breve descrição deste componente e damos alguns circuitos práticos sugeridos pelo próprio fabricante.(1995)
O LM1044 foi projetado basicamente para a comutação de sinais de vídeo, permitindo a seleção de três canais de 5 MHz com 6 dB de ganho, ou ainda dois canais RGB + sincronismo com 30 MHz de faixa passante e 0 dB de ganho. O dispositivo, cuja pinagem é mostrada na figura 1, é apresentado em invólucro DIL de 24 pinos.
O fabricante tem os seguintes pontos a destacar neste componente:
* Faixa passante RGB típica de 30 MHz
* Relação sinal/ruído elevada, tipicamente de 60 dB
* Excelente isolação de canais,tipicamente de -60 dB em 5 MHz
* Correntes de saída RGB elevadas, tipicamente de 4mA de pico
* É compatível logicamente com o LM1038, uma chave estéreo de áudio integrada.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O LM1044 pode ser alimentado com tensões de 8 a 16V tendo por máximo absoluto 17 V. A corrente de alimentação típica é de 42 mA, tendo um máximo de 60 mA e a impedância de entrada de 1,5 kΩ. A impedância dinâmica de saída é de 10 Ω, e a faixa passante típica de 5 MHz.
A resistência de carga, para sinais acoplados AC é de 600 Ω, e para sinais DC acoplados à terra é de 2 k Ω.
Para os canais RGB, a impedância dinâmica de saída é de 20 Ω e a faixa passante de 30 MHz. A relação sina/ruído típica é de 60 dB e a resistência de carga em acoplamento AC é de 600 Ω. Para acoplamento DC à terra é de 2 k Ω.
Os canais de sincronismo admitem uma excursão máxima do sinal de entrada de 3 Vpico a pico, e têm uma impedância de entrada de 2,3 kΩ tipicamente. A faixa passante é de 24 dB e a relação sinal/ruído de 60 dB.
FUNÇÕES DOS PINOS
Pino 1 - entrada do sinal de vídeo composto, polarizada internamente
Pino 2 - entrada do sinal de vídeo composto, polarizada internamente
Pino 3 - entrada do sinal de vídeo composto, polarizada internamente
Pino 4 - entrada RGB, polarizada internamente
Pino 5 - entrada RGB - G1
Pino 6 - entrada RGB - B1
Pino 7 - entrada de sincronismo, polarizada internamente
Pino 8 - entrada RGB - R2
Pino 9 - entrada RGB - G2
Pino 10 - entrada RGB - B2
Pino 11 - entrada de sincronismo S2
Pino 12 - terra
Pino 13 - desacoplamento por capacitor dos amplificadores RGB
Pino 14 - polarização interna para CV e amplificadores de sincronismo
Pino 15 - Saída B
Pino 16 - Saída G
Pino 17 - Saída R
Pino 18 - Saída do pulso de clamp
Pino 19 - entrada de seleção de canal - C
Pino 20 - entrada de seleção de canal - B
Pino 21 - entrada de seleção de canal - A
Pino 22 - entrada de habilitação dos latches de controle. O canal escolhido é "travado" quando ela está no nível baixo.
Pino 23 - saída CV ou sincronismo quando um canal RGB é selecionado
Pino 24 - alimentação (Vs)
UTILIZAÇÃO DO LM1044
Na figura 2 temos a configuração interna simplificada do LM1044 que consiste em uma chave de 3 entradas e 1 saída com 5 MHz de faixa passante e 6 dB de ganho, três chaves de 2 entradas e uma saída com faixa passante de 30 MHz e 0 dB de ganho ligadas em conjunto com uma chave de 2 entradas e 1 saída.
Todas as chaves são formadas por etapas diferenciais comutadas por corrente com realimentação que lhes dá características de baixa impedância de saída com isolamento de entrada.
Para o controle existem entradas lógicas com latches e decodificadores, além de circuitos de Clamp DC nos canais de 30 MHz.
A aplicação normal deste dispositivo é a seleção entre vários sinais compostos de vídeo (CV) ou ainda fontes vermelha (R), verde (G) e azul (B) que podem ser obtidas de sistemas de vídeo, computadores, etc.
Outra aplicação consiste na seleção dos sinais obtidas a partir de diversas câmaras, conforme daremos em circuito prático.
SELEÇÃO DE CANAIS
A seleção dos canais é feita a partir da entrada de habilitação (enable) e de três entradas lógicas de controle.
Na condição de Mute a saída CV/Sync é desabilitada sendo levada ao nível baixo, e a saída RGB vai para uma situação de alta impedância que permite sua conexão com outros dispositivos.
APLICATIVOS
Na figura 3 temos um primeiro circuito básico de aplicação para esta chave de vídeo.
Nesta configuração o circuito pode operar com tensões de alimentação de até 16 V. Assim, com uma alimentação simétrica de +/-5 V e o pino 14 mantido em 0 V, as saídas RGB terão excursões entre 2 e 1,5 V. As saídas CV e Sync terão excursões máximas de +1,3 V e -1,3 V.
Na figura 4 temos uma aplicação do LM1044 em conjunto com o LM1038 de modo a se obter simultaneamente o controle dos sinais de vídeo e áudio de diversas fontes.
Na figura 5 temos finalmente um circuito que comuta os sinais de diversas câmaras levando-os a monitores a partir de comandos digitais.
Este circuito pode ser usado num sistema de TV em circuito fechado ou ainda de distribuição de sinais para gravação num pequeno estúdio.