(2008) O RFW3M da Vishay Intertechnology (www.vishay.com), consiste num módulo transceptor half-duplef de pequeno alcance capaz de operar na banda industrial, científica e médica de 2400 a 2483,5 MHz, estando de acordo com padrões mundiais como os ditados pelo FCC e ETSI.

O dispositivo tem aplicações em automação e segurança residencial, áudio sem fio de alta qualidade, vídeo sem fio, sensores sem fio, fones de ouvido sem fio, brinquedos e USB sem fio.

Esse módulo suporta 7 canais de operação dentro de sua faixa, com a distribuição mostrada na figura 1.

 


 

 

A taxa máxima de dados é de 3 Mbps e ele pode operar com tensões de 2,5 a 3,6 V. A sensibilidade típica é de 80 dBm.

No módulo, que mede apenas 16,1 x 11 mm, com a pinagem mostrada na figura 2, encontramos dois chips.

 


 

 

O dispositivo têm ainda características de baixo consumo, podendo operar de diversos modos. No modo standby o consumo é de 10 uA com 3 V de alimentação.

Para o controle do m ódulo existem três linhas digitais. A linha de dados I/O é uma interface serial através da qual são transmitidos e recebidos os pacotes de dados.

A entrada RF ativa do transceptor do modo standby ou para o modo standby servindo como opção para baixar o consumo. A linha Tx/Rx determina se o módulo transmite ou recebe dados.

Uma linha serial de 3 fios é usada para programar os ajustes do transceptor como, por exemplo, a taxa de dados, a freqüência de clock e o canal a ser selecionado. O programa é salvo tão logo a alimentação torne-se contínua.

O módulo é dotado de 13 terminais que podem ser soldados diretamente numa placa de circuito impresso como qualquer outro componente SMD.

Os 7 canais, como mostramos na figura 1, possuem uma largura de 14 MHz com um leve espalhamento pelo canal adjacente, mas que não afeta seu funcionamento, o que significa que dois canais adjacentes não devem ser usados simultaneamente. Cada canal usa DSSS com um único código de espalhamento.

 

Datasheet do RFW3M