O circuito integrado ALM-1412 da Avago Technologies (www.avago.com) consiste num módulo amplificador de baixo ruído que pode ser usado em aplicações como LNA de GPS e outras na mesma faixa.
Na figura 1 temos o circuito interno simplificado desse componente.
Esse módulo opera na freqüência de 1,575 GHz, apresentando rendimento elevado mesmo quando alimentado por tensões da ordem de 1 V apenas.
Os destaques desse componente são:
- Figura de ruído muito baixa: 0,77 db (típica)
- Alto ganho: 13,1 db (típico)
- Tecnologia GaAs avançada
- Poucos componentes externos necessários
- Faixa de tensões de alimentação de 1 a 3,6 V
- Corrente de shutdown menor que 0,1 uA
- Proteção contra ESD
- Ganho com 1 V de alimentação em 1,575 GHz: 9,4 dB (S21)
Na figura 2 temos o aspecto do invólucro SMD desse componente.
No seu Application Note 5321 a Avago descreve a utilização desse componente num receptor de GPS. O diagrama de blocos desse receptor é mostrado na figura 3.
Observe que o ALM-1412 é usado depois do circuito seletor, proporcionando a amplificação do sinal necessária à excitação da etapa seguinte.
O circuito completo do setor em que o ALM-1412 é usado, na versão de baixo ruído, é mostrado na figura 4.
O circuito de casamento de saída é formado por L2 e C2, que são otimizados para maior ganho e menores perdas por retorno. O ganho pode ser aumentado para maiores valores de C2, mas isso pode comprometer a estabilidade do circuito.
A finalidade do resistor é dotar o circuito de estabilidade. Valores menores do que 6,8 ? não são recomendáveis pois podem instabilizar o circuito.
Os capacitores C1, C2 e C3 são bypass enquanto que C9 bloqueia a DC e deixa passar o sinal para a etapa seguinte. Na realidade, C9 pode ser eliminado, pois o CI já conta com um capacitor interno para essa finalidade. Na figura 5 temos a sugestão de placa de circuito impresso para essa aplicação.