A informação técnica em que se baseia este artigo é de 2007 e foi obtida do próprio fabricante. Sugerimos verificar a disponibilidade do componente em nosso mercado antes de iniciar um novo projeto e também se não existem equivalentes mais modernos.
Destacado pela Maxim (www.maxim-ic.com) o circuito integrado MAX4896 consiste num excitador de relés ou cargas capaz de suportar até 50 V de tensão contínua entre dreno e fonte e fornecer correntes até 200 mA (com todos os canais ligados) ou 410 mA (canais individuais).
O novo componente é fornecido em invólucro de 20 pinos de 5 x 5 mm (TQFN) o que possibilita a realização de montagens compactas. Na figura 1 temos a pinagem desse componente.
O dispositivo possui proteção interna para a comutação de cargas indutivas e entrada para trava/sem trava no caso de relés de bobinas duplas.
Além disso, o MAX4896 conta com proteção contra sobrecorrente e cada saída de excitação tem uma resistência no estado de condução de 3 ? (tip), o que lhe dá a capacidade de drenar até 200 mA de corrente com Vs > 4,5 v.
O dispositivo também inclui uma interface serial de 10 MHz SPI/QSPMICROWIRE compatível com tensões TTL e CMOS. A tensão de operação do dispositivo está entre 2,7 V e 5,5 V. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.
A entrada SPI pode ainda ser usada com a finalidade de diagnosticar o funcionamento do dispositivo, incluindo condições de curto-circuito e detecção de falha.
Uma possibilidade interessante de uso desse dispositivo é sua associação em margarida, conforme mostra a figura 3.
O diagrama de blocos para esse MAX4896 é mostrado na figura 4. Observe a existência de saída FLAG para interrupções em microprocessadores e também a saída Serial Digital Output para conexão em margarida.
Outros destaques:
* Entrada RESET que desliga todas as saídas simultaneamente
* Power-on Reset interno
* Faixa de temperatura automotiva: -40º C a +125º C
* Detecção de carga aberta ou curto-circuito, além de proteção
* Corrente quiescente de 100 uA (max)
Dentre as aplicações sugeridas estão equipamentos industriais e automotivos, linha branca, equipamento de proteção, ATE.